Vítimas de incêndio são encaminhadas para abrigo e passarão por cadastro habitacional

Com auxílio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, foi disponibilizado abrigo na Escola Municipal Gonzaguinha, que atenderá todos os desabrigados da Comunidade da Ilha, em Heliópolis, que optarem pelo serviço. Secretaria da Habitação faz cadastramento na quarta (10) e quinta (11)

Atualizado às 19h

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, está disponibilizando e encaminhando para abrigo, na Escola Municipal Luiz Gonzaga do Nascimento Jr ‘Gonzaguinha’, as vítimas do incêndio que atingiu a Comunidade da Ilha, no domingo (7). Serão atendidos todos aqueles que solicitaram o apoio e aceitarem o abrigo oferecido. O restante dos desabrigados que não optaram pelo abrigo, foram para a casa de parentes e amigos.

Na quarta (10) e quinta-feira (11), uma equipe da Secretaria Municipal da Habitação irá até o local para iniciar o cadastro habitacional e na semana seguinte ao cadastramento, os desabrigados receberão as três primeiras parcelas do auxílio aluguel, totalizando R$ 1,2 mil – R$ 400 por mês. No dia 30, as vítimas do incêndio receberão mais três parcelas do benefício, que será renovado até que as famílias sejam atendidas definitivamente.

O planejamento é atender essa demanda habitacional em um empreendimento de moradias sociais que será construído na região do Ipiranga, próximo de onde moravam as vítimas. A presidenta Dilma Rousseff disse em nota, que os desabrigados serão atendidos por uma linha especial do Programa Minha Casa Minha Vida.

Como balanço mais atualizado, até o fim da noite de domingo, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social cadastrou 560 famílias. Até a tarde eram 503 famílias, mas muitas alegaram que estavam em hospitais e, por isso, o cadastramento foi estendido. As famílias receberam kits com colchões, cobertores, cesta básica e itens de higiene pessoal, além de refeições. A Pasta seguirá oferecendo refeições no alojamento, quando solicitado.

Apoio
Cerca de uma hora após o início do incêndio, equipes da Defesa Civil e da Subprefeitura do Ipiranga prestavam o primeiro apoio aos desabrigados da Comunidade da Ilha, em Heliópolis. A Prefeitura, por meio da Coordenação das Subprefeituras, Segurança Urbana, Assistência e Desenvolvimento Social e Habitação, mobilizou quase 70 profissionais para prestar assistência às vítimas.