Velocidade dos ônibus dobra em faixa exclusiva no Corredor Norte-Sul

No pico entre as 12h às 15h, a velocidade dos ônibus que circulam no 2º trecho de faixas exclusivas do Corredor Norte-Sul aumentou 97,9% no sentido Centro. Na manhã, crescimento é 59,6%

Implantado na última segunda-feira (5), o segundo trecho de faixas exclusivas do Corredor Norte-Sul conseguiu dobrar a velocidade dos ônibus, diminuindo pela metade o tempo de viagem dos passageiros. O trecho de 10,4 quilômetros, que se soma a outros 2,1 km implantados no dia 29 de julho, começa no Túnel do Anhangabaú, passando pelas avenidas 23 de Maio e Washington Luiz, até 200 metros após a Roberto Marinho.

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a velocidade média dos coletivos no pico entre às 12h e 15h, saltou de 15,85 km/h, antes da implantação, no sentido Centro, para 31,38 km/h, medidos na quarta-feira (7). A evolução, que é de 97,9%, mostra que o usuário que gastava cerca de 40 minutos para percorrer o trecho, agora demora apenas 20 minutos.

No sentido bairro, a velocidade média no início da tarde aumentou 39,8%, saindo de 15,21 km/h para 21,27 km/h registrados antes da faixa exclusiva. A medição também foi realizada ontem.

No período da manhã, o crescimento da velocidade dos coletivos no trecho foi de 59,6% no sentido Centro e 17,5% no sentido Bairro. Antes da faixa exclusiva no Corredor Norte-Sul, os ônibus tinham velocidade média de 15,16 km/h para o Centro e 17,32 km/h no Bairro. Nesta quinta-feira (8), a velocidade dos coletivos saltou para 24,03 km/h no sentido Centro e 20,70 km/h no Bairro.

Na última quarta (7), a CET registrou, respectivamente, 24,20 km/h e 20,36 km/h. Na terça-feira (6), segundo dia da faixa, o mesmo trecho e sentidos registraram velocidade de 24,08 km/h e 22,52 km/h.

O prefeito Fernando Haddad disse que a criação das faixas exclusivas, sendo 100 km já implantados e a previsão de 220 km até o fim do ano, somada à construção de 150 km de corredores, reforça a priorização do transporte coletivo. “Muitas pessoas vão reconsiderar a utilização do carro para trechos rotineiros, como a ida ao trabalho, escola e universidade. Isso vai ser repensado. Se fosse simples já teriam feito. Mudar uma cultura não é simples. Nós temos de começar isso”, comentou Haddad, em reunião com empresários da Abdib.

3º trecho
Na próxima segunda-feira, 12, está prevista a implantação do terceiro trecho de faixas exclusivas do Corredor Norte-Sul, nas avenidas Washington Luís, Interlagos, Teotônio Vilela, desde a altura da avenida Roberto Marinho até a avenida Atlântica.

Para o prefeito, apesar de algumas críticas de motoristas de transportes individuais os impactos são mais positivos do que negativos para a cidade e a maioria da população.

”É óbvio que nos primeiros dias da implantação de uma faixa você tem efeitos secundários e terciários que você ajusta. A segunda-feira foi diferente da terça, que foi diferente da quarta”, disse Haddad. "Para esses 70% (que usam transporte público) o impacto é favorável. Para os 30% (que usam transporte individual), esperamos que tenha o menor impacto possível. Mas você vai corrigindo ao longo da implantação”, afirmou.

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