Carlos Alberto Nonato de Lima

“Eu sou apaixonado por aquela edificação, por aquele acervo e por ser funcionário público”.

Carlos Alberto Nonato de Lima nasceu em 1963, no Tucuruvi, zona norte da cidade de São Paulo, região onde vive até hoje. Sua primeira visita à Biblioteca Mário de Andrade aconteceu em 1978. Procurou pelo setor audiovisual, pois estava interessado em música. Acabou por descobrir a área de periódicos e revistas e também a mapoteca.

Trabalhou com o pai numa corretora de imóveis e a partir daí passou a frequentar o centro da cidade e, consequentemente, a Biblioteca Mário de Andrade. “Eu sempre encontrei tudo o que eu procurei. Tudo o que me interessava ler eu encontrava lá, tanto na parte automobilística, como na parte de shows, jornais”.

Trabalhou como office boy, prestou serviços para o Banco Itaú e em 1990 foi aprovado em concurso público da Prefeitura de São Paulo. Trabalhou como vigilante noturno até 2005, quando foi reenquadrado como agente de apoio e passou a se responsabilizar pelos serviços de recepção e guarda-volumes.

Orgulhoso de ser um funcionário público, Nonato espera que a Biblioteca volte a ser um polo de aglutinação cultural. “Espero que ela tenha um futuro bem legal e eu espero estar fazendo parte desse futuro também”.


Clique aqui para ler a transcrição do depoimento


Sinopse

Infância no Tucuruvi, São Paulo Origem Familiar Escola onde estudou Gosto pela música Trabalho de office boy Descoberta do centro de São Paulo Contato com a BMA Concurso público para Prefeitura Municipal de São Paulo e ingresso na BMA Trabalho na BMA Histórias de trabalho na BMA Gestão de Marilena Chauí na Secretaria de Cultura Comparação entre a reforma dos anos 90 e a iniciada em 2005 · Trabalho na recepção Atendimento a pessoas famosas comentários sobre a cidade de São Paulo Expectativas sobre o futuro da BMA


Mapa afetivo de São Paulo

Biblioteca Mário de Andrade Centro Cultural São Paulo Colégio Santa Gema Tremembé Tucuruvi


Expectativas e direções para a BMA

- Promoção de palestras e shows;
- Espaço para café e leitura de livros e jornais;
- Guarda-volumes com sistema eletrônico.


Ficha Técnica

data 16/12/2008 duração 77 minutos suporte 1 DVD transcrição 26 páginas / formato PDF local auditório da Galeria Olido interlocução Ana Elisa Antunes Viviani pesquisa Ana Elisa Antunes Viviani/ Jackeline Walendy /Edélcio Lavandosk direção audiovisual Sérgio Teichner edição de texto Suely Farah revisão e formatação Edélcio Lavandosk / Jackeline Walendy / Luana Vieira de Siqueira