Programação cultural da Biblioteca Mário de Andrade - Setembro/2014

Sans, de Celina Yamauchi
exposição de fotografia

Em cartaz até 16 de setembro - De segunda a sexta-feira das 8h30 às 18h
Local: Salão expositivo, 3º andar

“O que é central no percurso visual de Sans é a investigação realizada sobre os limites da subtração da cor num conjunto de fotografias digitais, cujas impressões em papel de algodão são consideradas ‘campos de prova, campos de experimentação e transformação de uma mesma imagem’.”
Annateresa Fabris



Mostra Mundo Árabe de Cinema
cinema
Local: Auditório

Zelal
Dia 2, terça-feira, às 19h
Documentário do cineasta tunisiano Mustapha Hasnaoui filmado em dois hospitais psiquiátricos do Cairo, nos quais ele captou as falas, as histórias e as narrativas de homens e mulheres internos. O filme coloca em questão a lógica carcerária com que a loucura e a diferença são tratadas na sociedade egípcia. Hasnaoui, falecido em janeiro de 2011, viveu em Paris nos últimos vinte anos.

Santidade
Dia 9, terça-feira, às 17h
O filme, inédito no Brasil, narra a trajetória da jovem viúva Areej, que está grávida e aceita a proteção de um traficante adolescente para sobreviver – uma relação de amizade inaceitável numa sociedade marcada pela segregação da mulher. A atriz e diretora saudita interpreta o papel principal.

Nem sempre me vesti assim
Dia 9, terça-feira, às 18h
Produzido entre 2012 e 2013, o documentário dirigido por Betty Martins mostra três mulheres muçulmanas de diferentes etnias que vivem no Reino Unido. O foco principal é o uso do véu como um processo íntimo, concedendo a ele uma perspectiva crítica e particular. Martins é brasileira, pesquisadora, escritora, produtora cultural e diretora de documentários. Ela mora no Reno Unido há mais de nove anos.

USP – Cidades
seminário

Dia 3, quarta-feira, das 9h às 15h
Local: Auditório

Seminário internacional organizado pelo USP Cidades no qual serão apresentados e discutidos desafios de gestão urbana nas grandes metrópoles. Este mês, o encontro terá a participação do Núcleo, centro de pesquisa, formação e difusão de soluções inovadoras para a gestão urbana no Brasil, cujo papel é servir como ponto de referência para a articulação entre a gestão pública, a pesquisa aplicada e o setor privado, tratando dos principais desafios das cidades no país.

Leitores e Leituras
roda literária

Dia 3, quarta-feira, das 18h às 19h
Local: Sala de convivência

Com o objetivo de compartilhar experiências de leitura, a Biblioteca Mário de Andrade promove todos os meses encontros literários na Sala de convivência da Circulante. De modo espontâneo e livre, os participantes têm a oportunidade de relatar impressões e informações de seus próprios textos ou de obras publicadas. Os encontros ocorrem sempre na primeira quarta-feira do mês.

Democracia na História
Ciclo de Palestras

Local: Auditório

Quando falamos de democracia pensamos sobretudo em um regime que reconhece e garante a liberdade em três aspectos: a civil, a política e a social. A consolidação desses aspectos é a expressão da completa efetivação de um regime político baseado na liberdade. A busca por esse ideal foi a inspiração para os mais recentes movimentos de revindicação de direitos sociais ocorridos no Brasil. Com o intuito de contribuir para o debate sobre o tema, a Biblioteca Mário de Andrade oferece um ciclo de palestras que tem por objetivo estabelecer uma reflexão sobre os recentes acontecimentos políticos do país e os possíveis caminhos a percorrer ao longo do processo de disputa de poderes.

Boaventura de Souza Santos
Dia 3, quarta-feira, às 19h

Samuel Pinheiro Guimarães
Dia 11, quinta-feira, às 19h

Isleide Fontenelle
Dia 18, quinta-feira, às 19h

Prêmio de Musicologia Ruspoli
música

Dia 5, sexta-feira, das 10h30 às 14h
Local: Auditório

10h30 - Palestra com o Prof. Paulo Castagna
11h30 - Palestra com o Prof. Giorgio Monari
12h20 - Concerto com o Quarteto Quinta Essentia
13h00 - Entrega do Prêmio para o Vencedor
13h30 - Coquetel/ pequeno almoço para convidados

Iniciada no século XVIII pelo Príncipe Francesco Maria, a história de mecenato da família Ruspoli na Itália chegou a incluir compositores famosos da música barroca, como Georg Friedrich Händel, Antonio Caldara e Jacques Hotteterre. Seguindo essa tradição, a herdeira da família, Giada Ruspoli,  concebeu em 2009 um prêmio internacional que leva adiante a história criada por seus ancestrais. Este ano, a Biblioteca Mário de Andrade recebe a edição brasileira do prêmio.

Tocando e Aprendendo na Ponta dos Dedos
Oficinas para deficientes visuais

Nascido em 2013, o projeto Tocando e aprendendo na ponta dos dedos foi idealizado pela educadora Iris Faceto com o objetivo de possibilitar uma maior integração de pessoas portadoras de deficiências visuais na vivência da arte, além de promover encontros com o público não deficiente nos quais são abordados princípios de como ajudar na locomoção de uma pessoa com DV, a importância da audiodescrição para sua socialização, materiais de escrita braile etc.
As oficinas serão realizadas na BMA uma vez por semana, entre os meses de setembro e dezembro de 2014. Vagas limitadas a 10 participantes por curso. Idade mínima, 7 anos.

Inscrições pelo e-mail:
bma@prefeitura.sp.gov.br.

Oficina de música
Início dia 5, sexta-feira, das 14h30 às 16h
Local: Hemeroteca

Oficina de Escultura em Argila
Início dia 6, sábado, das 13h às 14h30
Local: Sala infantil

WWW para Freedom
teatro

Dia 8, segunda-feira, às 19h
Local: Auditório

Monólogo criado, dirigido e encenado por Ésio Magalhães, WWW para Freedom ironiza o uso da guerra para a conquista da liberdade. Para o autor, a ideia de liberdade em que se fia a sociedade contemporânea, paradoxalmente, aprisiona. Na peça, o soldado Zabobrim recebe a missão de bombardear um local fictício a fim de libertar a população de um terrível ditador. Entretanto, no meio do caminho, o soldado se questiona: “de que liberdade estamos falando?”; “livrar-se de quem? De quê?; “é preciso a guerra para estar-se em paz?”.

Ficha técnica:
Direção, atuação e concepção: Ésio Magalhães
Dramaturgia: Ésio Magalhães e Tiche Vianna
Produção: Barracão Teatro

Teatro Instrumental e Criatividade
para uma Boa Redação
oficina de escrita

De 9 de setembro a 4 de novembro
Terças e quintas-feiras, das 15h às 18h
Local: Hemeroteca

Idealizada como uma maneira de sanar as dificuldades apresentadas por alunos vindos de um sistema educacional deficiente, esta oficina pretende estimular a imaginação, a criatividade e a organização na transmissão das ideias da linguagem para a escrita usando como instrumento elementos tirados do teatro documentário, de Erwin Piscator, e dos jogos teatrais de Viola Spolin. Fazendo uso do cruzamento entre arte e educação, a oficina tem como objetivo discutir a própria prova, além de diversos temas importantes que a envolvem, como as competências exigidas no Enem para a avaliação da redação, publicações a serem lidas (incluindo o Guia do participante do Enem), dúvidas frequentes e como se preparar para o dia do exame.

Vagas limitadas.
Inscrições pelo e-mail:
bma@prefeitura.sp.gov.br

Clube de leitura
roda literária



Dia 10, quarta-feira, às 19h
Local: Sala de Convivência

Em parceria com a editora Companhia das Letras, a Biblioteca Mário de Andrade realiza mais um Clube de Leitura. Para o mês de setembro, selecionamos para essa conversa literária o romance Habib, de Craig Thompson. Na ocasião, aproveite também para retirar o livro Memória da pedra, de Mauricio Lyrio, selecionado para o Clube do mês de outubro.

Thamy Ayouch
palestra

Dia 10, quarta-feira, às 19h
Local: Auditório

Mudar de sexo, mudar de gênero? As variações “transidentitárias” não são um fenômeno novo. A “transsexualidade”, porém, na sua forma ocidental contemporânea, é uma categoria nova, oriunda do encontro entre o médico e o jurídico. O termo guarda-chuva “transidentidades” refere-se às identificações à margem das categorias de sexo/gênero/sexualidade, remetendo a uma multiplicidade de experiências (intersexos, travestis, homens femininos e mulheres masculinas, “transexuais” da psiquiatria, transgêneros e pessoas em questionamento sobre a pertinência das categorias de sexo). Como abordar a multiplicidade das identificações de gênero sem pensar a sua oposição com o sexo a partir de um divórcio entre natureza e cultura, biologia e sociologia?

Formado na École Normale Supérieure, Thamy Ayouch é psicanalista, professor-doutor em psicologia clínica na Université Lille 3, pesquisador na Université Paris 7 e titular da Cátedra Francesa na Universidade de São Paulo. Sua pesquisa trata das interações entre a psicanálise e a antropologia filosófica, a linguística, as ciências políticas e os Gender and Queer Studies.

Michel Yakini - Crônicas de um Peladeiro
lançamento

Dia 12, sexta-feira, às 19h
Local: Terraço

Terceiro livro de Michel Yakini e primeiro no gênero crônica, a obra reúne textos inéditos e alguns publicados na coluna Crônicas de um Peladeiro, criada para divulgar seus textos de prosa sobre futebol nas redes sociais. O esporte é o mote central do livro, mas há textos que misturam o futebol com homofobia, racismo, feminismo, várzea, política, infância e memórias do autor.

Chorinho no Terraço
show

Dias 13 e 27, sábado, das 15h30 às 17h
Local: Terraço

O Quinteto Pauliceia, composto por Gabriela Machado (flauta transversal), Ildo Silva (cavaquinho), Douglas Alonso (pandeiro) Emiliano de Castro (violão) e Fabio Leão (violoncelo, instrumento que dá ao conjunto uma formação bastante original), apresenta-se quinzenalmente no Terraço da Biblioteca Mário de Andrade.

Platform 88
teatro

Dia 15, segunda-feira, às 19h
Local: Auditório

Estreia de espetáculo inédito da Platform 88, companhia franco-brasileira de teatro físico fundada em 2008 e dirigida por Janaína Tupan e Sébastien Loesener. O grupo – que já se apresentou em países como Inglaterra, Espanha, Escócia, França e Brasil, sempre com grande sucesso de público e crítica – também é responsável pela codireção artística do festival Mimesis: Plateau de la Créativité des Arts du Mime et du Geste, evento que reúne artistas e companhias ligadas ao teatro corporal.

Diwán – Recital de Poesia árabe e Brasileira
literatura

Dia 16, terça-feira, às 19h30
Local: Auditório

A Biblioteca Mário de Andrade recebe Diwán – Recital de Poesia Árabe e Brasileira, evento organizado pelo Centro de Pesquisa e Cultura Libanesa, entidade que visa estudar, pesquisar e divulgar a cultura libanesa no Brasil. Participarão do recital poetas e músicos brasileiros, árabes e de origem árabe, entre eles Kháled Fayez Mahassen, Wilson de Oliveira Jaza, Marcelo Ariel, Rosana Piccolo, Célia Abila, Celso Vegro, Fabrício Slaviero, Claudio Daniel e Chiu Yi Chih.

Códice Asensio-Cunha
Lançamento de coleção e palestra com João Adolfo Hansen

Dia 17, quarta-feira, às 19h
Local: Auditório

Esta edição reproduz o conjunto de poemas coletados no Códice Asensio-Cunha que circularam sob o nome “Gregório de Matos e Guerra” em Salvador nas últimas décadas do século XVII e na primeira metade do século XVIII. Nesse tempo, os poemas eram continuamente refeitos pelo agenciamento de audição, memorização e remanejamentos pela voz e pela escrita, sendo as versões do Códice Asensio-Cunha apenas uma das muitas possibilidades textuais implícitas na “tradição”. A presente edição pretende isentar-se da contaminação pelas “lições” de um manuscrito com “lições” de outro, produzindo assim um texto compósito não existente em nenhum manuscrito dito “tradicional”.

BMA Instrumental
show

Dia 19, sexta-feira, às 19h
Local: Auditório

Nailor Proveta (clarineta)
Edson Alves (violão)

Todos os meses, a Biblioteca Mário de Andrade traz renomados instrumentistas de MPB a seu Auditório. Para a apresentação de setembro, o curador Swami Jr. convidou o famoso clarinetista Nailor Proveta, que será acompanhado por Edson Alves ao violão.

5ª edição do Encontro de Literatura Infantojuvenil
seminário

Dia 20, sábado, das 10h às 14h
Local: Auditório

Evento realizado pela Editora WMF Martins Fontes, a 5ª edição do Encontro de Literatura Infantojuvenil terá a presença da autora Natasha Farrant. O evento irá reunir professores, bibliotecários e profissionais de educação infantil e fundamental para discussão do papel do livro e da leitura em sala de aula.

O evento é exclusivo para profissionais da área. As inscrições devem ser feitas através do e-mail
encontrowmf@wmfmartinsfontes.com.br.

Samba na Varanda
show

Dia 20, sábado, das 14h30 às 17h
Local: Terraço

A cada mês, Adriana Moreira e o Cordão se apresentam no Terraço da BMA, sempre com um repertório diferente. Neste sábado, o tema escolhido é ritmos afro-brasileiros (jongos, ijexás, entre outros)

Voz: Adriana Moreira
Violão e direção musical: Junior Pita
Cavaquinho: Lucas Arantes
Trombone: Allan Abbadia
Pandeiro: Roberto Amaral
Percussão geral: Rafael Toledo
Cuíca, Tamborim, Repique: Alfredo Castro
Surdo e atabaques: Raphael Moreira
Técnico de som: Pedro Romão
Curador: Geraldo Campos
Produção: André Albregaard

Semana do Japão na BMA
De 22 a 28 de setembro

Desde que seus primeiros imigrantes aportaram no nosso litoral há mais de um século, a comunidade japonesa em São Paulo floresceu como uma das mais marcantes da nossa cidade, trazendo consigo uma tradição culinária e artística que pode ser considerada hoje como parte integrante da cultura paulista. Para homenagear os descendentes da terra do sol nascente neste início de primavera, a BMA vai realizar uma semana de eventos relacionados à cultura do Japão. Estão na nossa programação palestras, oficinas, shows, cinema, exposição, concerto de música tradicional e um coquetel de abertura do evento com degustação de saquê e de quitutes típicos da culinária japonesa.

Mais informações:
http://bit.ly/1opvd8x

Poemas à Flor da Pele
sarau

Dia 29, segunda-feira, às 19h
Local: Sala de Convivência

Projeto sem fins lucrativos criado no Orkut pela poeta Soninha Porto em 2006, Poemas à Flor da Pele nasceu como um espaço de criação literária que logo deu abrigo a outras manifestações artísticas, como música, dança, teatro e artes plásticas. Conhecido hoje como “Associação Cultural Poemas à Flor da Pele”, o projeto chega à sua oitava antologia de poemas ressaltando a presença de textos de autoria daqueles que mais contribuíram para o desenvolvimento do grupo.

Diálogo Brasil – Alemanha
seminário

Dia 30, terça-feira, às 19h30, e 1 de outubro, quarta-feira, das 9h30 às 18h30

O Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação, organizado pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação - São Paulo (DWIH-SP), terá sua terceira edição marcada pela Matemática. Na abertura do evento será apresentada uma “Leibniz Lecture” pelo matemático Günter Ziegler, professor e pesquisador da Freie Universität Berlin que já recebeu tanto o Prêmio Leibniz quanto o Communicator da Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG).
No dia seguinte, serão apresentados dois painéis: Dynamical Phenomena in Complex Networks, que abordará a investigação de fenômenos da natureza, como climáticos ou neurológicos, a partir de sua interpretação através de sistemas complexos interdisciplinares e; Equações para uma Matemática Atraente, que discutirá inovações no ensino da disciplina na educação básica e a influência de sua didática em outras disciplinas, bem como a necessidade do estímulo à formação de profissionais para que seja suprida a escassez de mão de obra nas chamadas áreas MINT (matemática, informática, ciências naturais e tecnologia).

Evento gratuito. Palestras em inglês e alemão com tradução simultânea para o português. Mais informações:
www.dwih.com.br.


SITE: WWW.BMA.SP.GOV.BR
FACEBOOK:
 HTTPS://WWW.FACEBOOK.COM/BIBLIOTECAMARIODEANDRADE

Haverá distribuição de senhas uma hora antes do evento

 

 

Todas as atividades da Biblioteca são gratuitas.
Entradas estão sujeitas à lotação.
Capacidade:
Auditório - 175 lugares
Sala de convivência - 30 lugares

Biblioteca Mário de Andrade
Rua da Consolação, 94
Próximo às estações Anhangabaú e República do Metrô
Telefone:  11 3775-0002
e-mail: bma@prefeitura.sp.gov.br

Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade
Rua Dr. Bráulio Gomes, 125/139
e-mail: hemerotecabma@prefeitura.sp.gov.br

Confira as programações anteriores