Programação cultural da Biblioteca Mário de Andrade - Outubro/2014

Leitores e Leitura
roda literária
Dia: 1, quarta-feira, às 18h
Local: Sala de convivência

Com o objetivo de compartilhar experiências de leitura, a Biblioteca Mário de Andrade promove todos os meses encontros literários na Sala de convivência da Circulante. De modo espontâneo e livre, os participantes têm a oportunidade de relatar impressões e informações de seus próprios textos ou de obras publicadas. Os encontros ocorrem sempre na primeira quarta-feira do mês.

Diálogo Brasil – Alemanha
seminário
Dia: 1, quarta-feira, às 19h
Local: Auditório

Dando sequência ao primeiro dia do evento, no qual foi apresentada uma “Leibniz Lecture” pelo matemático Günter Ziegler, nesta quarta-feira serão apresentados dois painéis: Dynamical Phenomena in Complex Networks, que abordará a investigação de fenômenos da natureza, como climáticos ou neurológicos, a partir de sua interpretação através de sistemas complexos interdisciplinares e; Equações para uma Matemática Atraente, que discutirá inovações no ensino da disciplina na educação básica e a influência de sua didática em outras disciplinas, bem como a necessidade do estímulo à formação de profissionais para que seja suprida a escassez de mão de obra nas chamadas áreas MINT (matemática, informática, ciências naturais e tecnologia).

O Diálogo Brasil-Alemanha de Ciência, Pesquisa e Inovação é um evento organizado pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP). A presente edição tem como tema principal a Matemática.
Evento gratuito. Palestras em inglês e alemão com tradução simultânea para o português. Mais informações:
www.dwih.com.br.

Alex Flemming
exposição
Abertura: 2, às 19h
De segunda a sexta-feira, das 10h às 19h30 e, aos sábados, das 10h às 17h
Local: Terraço

Dono de uma carreira de sucesso tanto no Brasil como no exterior, o paulista Alex Flemming é hoje um dos principais nomes da arte contemporânea brasileira. A mostra que a BMA receberá este mês foi montada de forma a remeter aos procedimentos de trabalho do artista. Espalhada por diversos ambientes da Biblioteca, a exposição vai apresentar fotogravuras, móveis pintados monocromaticamente e com escritos que percorrem todo o objeto, livros de artista produzidos a partir das “malas” das gráficas, além de interferências pintadas e estampadas em áreas do prédio de forma a indicar a trajetória artística de Flemming.
A exposição permanecerá na BMA até o dia 01 de novembro.

Tocando e Aprendendo na Ponta dos Dedos
oficinas de arte para deficientes visuais

Nascido em 2013, o projeto Tocando e Aprendendo na Ponta dos Dedos foi idealizado pela educadora Iris Faceto com o objetivo de possibilitar uma maior integração de pessoas portadoras de deficiências visuais na vivência da arte, além de promover encontros com o público não deficiente nos quais são abordados princípios de como ajudar na locomoção de uma pessoa com DV, a importância da audiodescrição para sua socialização, materiais de escrita braile etc. As oficinas serão realizadas na BMA uma vez por semana, entre os meses de setembro e dezembro de 2014. Vagas limitadas a 10 participantes. Idade mínima, 7 anos.

Oficina de Música
Dia: sextas-feiras, das 14h30 às 16h
Local: Hemeroteca

Oficina de escultura em Argila
para idosos e pessoas com outras deficiências
Dia: sábados, das 13h às 14h30
Local: Sala infantil

Inscrições pelo e-mail:
Sessão de filmes mudos com trilha sonora tocada ao vivo por músicos jovens do Programa Vocacional (composto pelos Projetos Artes Visuais, Música, Teatro, Dança, Vocacional Apresenta e Aldeias).

Ciclo Centenário de Carolina Maria de Jesus

Nome importante dentro da história da cultura negra no Brasil e no mundo, a escritora Carolina Maria de Jesus é também uma figura singular na literatura brasileira do século XX. Nascida em condições de extrema pobreza no interior do estado de Minas Gerais, em 1914, a única instrução formal recebida em toda a sua vida limitou-se a aprender a ler e escrever durante o curto período que passou pela escola. Valendo-se desses recursos básicos, Carolina começou a escrever sobre sua experiência de vida após mudar-se para uma favela de São Paulo à procura de melhores meios de sobrevivência. Estreando com Quarto de Despejo, publicado em 1960 logo após ter sido “descoberta”, seus relatos do dia a dia de uma população excluída socialmente se tornaram não apenas bestsellers internacionais, como também inspiração para as futuras gerações de militantes negros no mundo.

Dia: 4, sábado, às 14h
Local: Terraço
Samba com Carolina e coquetel de abertura. Roda de sambas de Carolina de Jesus e sambas paulistas. Convidados: Camilla Trindade & Samba Wetu Ukweli Wet.

Dia: 8, quarta-feira, às 19h
Local: Auditório
“Na alvenaria, sambando: Carolina de jesus além de Quarto de Desejo.”
Projeção do filme: O papel e o mar (2008), de Luiz Antônio Pilar.

Mesa redonda:
“Carolina e Casa de Alvenaria”, com Fernanda Miranda (mestre em Letras, pesquisadora da obra de Carolina de Jesus).
“Carolina, personagem teatral”, com Lucélia Sérgio (Atriz e diretora na Cia Os Crespos, montou “Ensaio sobre Carolina”).
“Carolina, seu Diário de Bitita e seus sambas”, com Flavia Rios (Socióloga, pesquisadora da vida e obra de Carolina de Jesus).
Mediação: Ruivo Lopes

Dia: 22, quarta-feira, às 19h
Local: Auditório
“Carolina de Jesus, letra preta e favelada que arranha e fertiliza.”
Mesa Redonda (com intervenções cênicas e textuais de escritos
de Carolina):
“Textos de pau, lama e sangue”, com Dinha (poeta, doutoranda
em Letras).
“Carolina, suas armas e contradições”, com Jarid Arraes (cordelista, pesquisadora, jornalista). “Carolina, sujeira no circuito editorial brasileiro?”, com Marciano Ventura (escritor e editor, criador do selo “Ciclo Contínuo”).

Quando a gente se bastava
teatro
Dia: 6, segunda-feira, às 19h30
Local: Auditório

Uma das grandes apostas da nova dramaturgia nacional, Renato de Andrade estreou no teatro em 2008 com a comédia Retratos & Canções. Este mês, Andrade apresentará na BMA Quando a gente se bastava, peça estreada em 2014 que aborda as tensões existentes entre desejos e incertezas dos protagonistas através de um texto não linear que joga com a memória e o tempo presente, instigando o espectador a “desembaralhar” a trama de maneira independente e individual a partir de suas próprias conclusões.

Ficha técnica
Texto e direção: Renato Andrade
Elenco: Tatiana Ribeiro, João Carlos Mattos e Yheuriet Kalil
Cenografia e iluminação: Cristiano Panzani
Figurinos: Ricardo Antunes

Clube de leitura
roda literária
Dia: 8, quarta-feira, às 19h
Local: Sala de Convivência

Em parceria com a editora Companhia das Letras, a Biblioteca Mário de Andrade realiza mais um Clube de Leitura. Para o mês de outubro, selecionamos para essa conversa literária o romance Memória da pedra, de Mauricio Lyrio. Na ocasião, aproveite também para retirar o livro Eles Eram Muitos Cavalos, de Luiz Ruffato, selecionado para o Clube do mês de novembro.

Inauguração da Cinemário
filme
Dia: 09, quinta-feira, às 19h
Local: Auditório

Em homenagem ao aniversário do poeta e intelectual paulista Mário de Andrade, patrono de nossa biblioteca, a BMA escolheu esta data para inaugurar a Cinemário, programação de cinema que fará parte das diversas atividades culturais realizadas por nós todos os meses.
Já a partir do dia 16, a Cinemário abre suas portas para a 38ª Mostra Internacional de Cinema, tradicional evento da sétima arte da cidade de São Paulo.

Poemas à Flor da Pele
sarau
Dia: 10, sexta-feira, às 19h
Local: Sala de convivência

Projeto sem fins lucrativos criado no Orkut pela poeta Soninha Porto em 2006, Poemas à Flor da Pele nasceu como um espaço de criação literária que logo deu abrigo a outras manifestações artísticas, como música, dança, teatro e artes plásticas. Conhecido hoje como “Associação Cultural Poemas à Flor da Pele”, o projeto chega à sua oitava antologia de poemas ressaltando a presença de textos de autoria daqueles que mais contribuíram para o desenvolvimento do grupo.

Capitão Cueca (edição de colecionador)
lançamento e oficina
Dia: 11, sábado, às 11h
Local: Sala de Convivência

Os amantes do famoso super-herói mirim Capitão Cueca estão convidados para este lançamento duplo da editora Cosac Naify aqui na BMA. No mesmo dia, serão lançados o esperado volume 11 da coleção e uma Edição de Colecionador especial do personagem.
O evento terá também uma oficina de paper toys comandada por Zenaide Denardi para quem quiser se divertir montando o seu próprio Capitão.

Chorinho no Terraço
show
Dia: 11 e 25, sábado, às 15h30
Local: Terraço

O Quinteto Pauliceia, composto por Gabriela Machado (flauta transversal), Ildo Silva (cavaquinho), Douglas Alonso (pandeiro), Emiliano de Castro (violão) e Fábio Leão (violoncelo, instrumento que dá ao conjunto uma formação bastante original), apresenta-se quinzenalmente no Terraço da Biblioteca Mário de Andrade.

Comunicação a uma academia
teatro
Dia: 13, segunda-feira, às 19h30
Local: Auditório

Baseada no conto Um relatório para a academia, de Franz Kafka, a peça segue o personagem Peter, um macaco com comportamento humano que narra à Academia como se deu seu processo de humanização. Utilizando-se da imagética própria do autor tcheco – evidente, por exemplo, na imagem “burocrática” e impessoal da instituição à qual é feito o relato – a adaptação rendeu em 2009 uma indicação para o Prêmio Shell de melhor atriz à Juliana Galdino, que interpreta o personagem principal.

Ficha técnica
Texto: Franz Kafka
Direção e tradução: Roberto Alvim
Elenco: Juliana Galdino e José Geraldo Jr.
Cenário e figurinos: Roberto Alvim
Iluminação e trilha sonora: Roberto Alvim
Fotografia: Julieta Bacchini
Realização: Club Noir

Apresentação da Orquestra de Câmara de Santana do Parnaíba
show
Dia: 14, terça-feira, às 19h30
Local: Auditório

Este mês, a BMA oferecerá ao público amante de música erudita a oportunidade de experienciar ao vivo um repertório musical importante, mas pouco executado, de obras brasileiras e estrangeiras produzidas nos séculos XX e XXI. Apresentado pela Orquestra de Câmara de Santana do Parnaíba, estarão presentes no programa obras de Alberto Nepomuceno, Samuel Barber, Gustav Holst, Antoniette Kirkwood e Gabriel Dias Garcia.

38ª Mostra Internacional de Cinema

Evento já consagrado na programação cultural da cidade de São Paulo, a Mostra Internacional de Cinema chega à sua 38ª edição mantendo a mesma proposta de diversidade que tem garantido seu sucesso ao longo dos anos. Em 2014, uma das atrações especiais será a retrospectiva do cineasta espanhol Pedro Almodóvar, que também assina o cartaz.
O evento vai ocupar mais de vinte espaços pela cidade entre os dias 16 e 29 de outubro, e a BMA será um deles. Confira em breve no site da Mostra os títulos programados para o nosso auditório.

Circuito São Paulo de Cultura - Vitor Araújo
show
Dia: 17, sexta-feira, às 19h30
Local: Auditório

O pianista Vitor Araújo iniciou seus estudos no Conservatório Pernambucano de Música aos nove anos de idade, destacando-se desde a infância pelos vários prêmios que recebeu. Aclamado pela crítica, foi premiado pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) como a maior revelação da música brasileira em 2008. A premiação despertou o interesse da mídia ligada à música, levando-o a participar dos principais programas de TV. Ao longo de sua carreira, Araújo conseguiu conquistar públicos de várias tribos e idades, apresentando-se tanto em Festivais como o Abril ProRock e RecBeat, como em palcos mais tradicionais.

“Afrocontação: Nos fortalecendo com as Rainhas Africanas”
roda literária
Dia: 18, sábado, às 11h
Local: Sala de Convivência

Parte do festival A arte de contar histórias, que acontece em várias bibliotecas da cidade entre os dias 11 e 19 deste mês, Afrocontação: Nos fortalecendo com as Rainhas Africanas remete ao poder “mágico” que as histórias afro-brasileiras e iorubanas têm de fortalecer as mulheres contra as opressões do mundo. O evento terá a participação da escritora, artista multimídia e ativista do movimento negro Kiusam de Oliveira.

Correspondência Poética
feira de livros
Dia: 18, sábado, às 12h
Local: Espaço externo da Biblioteca
Correspondência Poética é uma feira de livros com intervenções poéticas. A ideia dos organizadores é realizar uma feira livre (igual às de rua, com os vendedores anunciando seus produtos) de livros trazidos e vendidos por seus próprios autores. Para o clima ficar de acordo com a proposta, as bancas serão montadas no espaço externo da Biblioteca. Enquanto a feira acontece, diversos coletivos de “intervenção poética” farão performances literárias entre os visitantes. Alguns deles, como a Bicicloteca e a Brechoteca farão doações de livros durante o evento. É só chegar é pegar o título que quiser!

Samba na Varanda
show
Dia: 18, sábado, das 14h30 às 17h
Local: Terraço

A cada mês, Adriana Moreira e o Cordão se apresentam no Terraço da BMA, sempre com um repertório diferente. Neste sábado, inspirado pelo ano de eleições presidenciais, o tema escolhido será “samba e resistências políticas”.

Ficha técnica:
Voz: Adriana Moreira
Violão e direção musical: Junior Pita
Cavaquinho: Lucas Arantes
Trombone: Allan Abbadia
Pandeiro: Roberto Amaral
Percussão geral: Rafael Toledo
Cuíca, Tamborim, Repique: Alfredo Castro
Surdo e atabaques: Raphael Moreira
Técnico de som: Pedro Romão
Curador: Geraldo Campos
Produção: André Albregaard

Abertura FLAQ Homenagem a Loyola Brandão
palestra
Dia: 20, segunda-feira, às 19h
Local: Auditório

Entre os dias 16 de outubro e 1º de novembro, a Biblioteca Mário de Andrade receberá a mostra Zero: 40 Anos – A Aventura Libertária de Ignácio de Loyola Brandão, na qual serão expostos 28 painéis e material audiovisual sobre o escritor paulista. O evento funcionará como uma pré-estreia da FLAQ 2014 - Festa Literária de Aquiraz, que acontece entre os dias 20 e 23 de novembro no Ceará.

O evento de lançamento promoverá o encontro de Loyola Brandão e Luiz Alvez, seu editor há mais de trinta anos. A mediação ficará a cargo de Mona Dorf.

Bicentenário do Largo da Memória
palestra
Dia: 21, terça-feira, às 18h
Local: Auditório

O Largo da Memória, conjunto arquitetônico do qual faz parte o Obelisco, é o monumento mais antigo da cidade de São Paulo. Esse espaço popular de encontro de moradores no início do século XIX – caminho obrigatório para viajantes que rumavam para o interior e paravam ali para encher seus cantis e abastecer suas tropas – está completando este ano 200 anos da sua criação. Após sofrer modificações em 1872 e em 1922, o Largo foi protegido pelo estado de São Paulo no início da década de 1970, sendo tombado pelo Condephaat em 1975 e pelo Município de São Paulo em 1991.
A palestra abordará a história do Largo e os atuais projetos arquitetônicos de modernização do espaço.

João Antônio - Sobre literatura e malandragem
palestra
Dia: 29, quarta-feira, às 19h30
Local: Auditório

A Biblioteca Mário de Andrade recebe nesta noite os escritores Caio Porfírio Carneiro e Fernando Paixão para uma conversa informal sobre a vida e obra de João Antônio, autor do clássico paulistano Malagueta, Perus e Bacanaço. Sinuca, malandragem, literatura e história farão parte do conversa. A mediação ficará a cargo de Bruno Zeni.

VII Prêmio Arthur Bispo do Rosário
exposição
Abertura: 30, quinta-feira, às 19h
Local: Sala de Convivência

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo – CRP 06 realiza este ano o VII Prêmio Arthur Bispo do Rosário. O concurso, que tem por objetivo valorizar e divulgar trabalhos de artistas usuários dos serviços de saúde mental, inspira-se na temática e simbologia criadas por esse hoje famoso nome da arte brasileira.
Sergipano de nascimento, Arthur Bispo do Rosário (1911-1989) foi internado em janeiro de 1939 na Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, Rio de Janeiro, onde viveu cinco décadas trancafiado. Negro, solteiro, sem parentes, sem profissão e com antecedentes criminais, foi diagnosticado com esquizofrenia paranoide. Durante os 25 anos ininterruptos que passou sem sair do manicômio, produziu 804 obras. O Prêmio visa homenagear esse artista que, mesmo em condições adversas, tornou-se referência para o mundo das artes.

A exposição ficará na BMA de 30 de outubro a 30 de novembro.

Imagens do Brasil Profundo - Paulo Freire
bate-papo e show
Dia: 30, quinta-feira, às 18h30
Local: Auditório

O evento Imagens do Brasil Profundo foi organizado com o intuito de reavivar a discussão sobre a história de uma importante manifestação cultural nacional: a chamada cultura caipira. Com a curadoria do prof. Jair Marcatti, que servirá de “prosador”, estabelecendo o diálogo com os artistas convidados e provocando o debate com o público, o evento pretende tanto resgatar o sentido original da ideia de “caipira”, como explicitar como essa manifestação deu voz própria a uma variedade de formas artísticas. O primeiro artista convidado é o paulista Paulo Freire, um dos nomes mais conhecidos da viola no Brasil.

Jair Marcatti é especialista em Formação do Pensamento Brasileiro e em Cultura Brasileira, e coordenador do núcleo de pesquisa em Economia Criativa na Escola Superior de Propaganda e Marketing, em São Paulo.
bma@prefeitura.sp.gov.br


Todas as atividades da Biblioteca são gratuitas.
Entradas estão sujeitas à lotação.
Capacidade:
Auditório - 175 lugares
Sala de convivência - 30 lugares

Biblioteca Mário de Andrade
Rua da Consolação, 94
Próximo às estações Anhangabaú e República do Metrô
Telefone:  11 3775-0002
e-mail: bma@prefeitura.sp.gov.br

Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade
Rua Dr. Bráulio Gomes, 125/139
e-mail: hemerotecabma@prefeitura.sp.gov.br

Confira as programações anteriores