Clube de Poesia: Alberto Martins

Venha discutir os poemas da obra Em trânsito!

Toda segunda Segunda-feira do mês, teremos nosso encontro do Clube de Poesia da Biblioteca Mário de Andrade com parceria com a Cia das Letras! Iremos refletir sobre os livros lidos, trocar curiosidade e impressões e aprender uns com os outros!

O livro escolhido do mês é Em trânsito, de Alberto Martins.

Observação: Os livros que entregamos no Clube já se esgotaram! Você pode tentar adquirir o livro na Biblioteca ou em livrarias e participar do encontro, mas mesmo que não tenha lido e queira conhecer, é possível participar. Todos serão bem vindos!

Sobre a obra: Os poemas de Em trânsito têm uma delicada linha narrativa, uma nítida espinha dorsal, visível quando o leitor acompanha o olhar do poeta em seu trajeto cotidiano para o trabalho e de volta para casa, e em seus pequenos trajetos aleatórios: o que obtém é a percepção contundente da passagem do tempo, dos frágeis componentes da vida, da experiência humana.
No caminho entre a casa e o trabalho o poeta recolhe cenas corriqueiras, como a draga escavando o leito do rio, os passageiros esperando o trem: são poemas que transmitem a consciência constante de estar no mundo em companhia - e de partilhar a experiência dessa travessia com a multidão de desconhecidos, uma multidão que de repente entra em foco: “um homem de casaco/ atravessa a rua/com seu cão [...] o que permanece dele em mim/ que atravesso a rua/ Para comprar pão?”.
A beleza desses poemas toca especialmente o leitor urbano, que busca definir e reconhecer seu trajeto no mundo apesar da infinidade de referências que o cerca e comprime. A melancolia, contudo, não é a chave desse livro extraordinário. Porque, como afirma Francisco Alvim na orelha do livro, "A poesia é feita de paradoxos: de onde virá a alegria deste livro, o qual tem, apesar da matéria tratada, o frescor de certos crepúsculos; e da alvorada?".


Sobre o autor
: Escritor e artista plástico, nasceu em Santos, São Paulo, em 1958. Formado em letras e artes visuais pela USP, é autor de vários livros para adultos e para crianças, entre eles A floresta e o estrangeiro (2000); A história dos ossos (2005); Em trânsito (2010) e Lívia e o cemitério africano (2013), que recebeu o prêmio APCA de Melhor Romance do Ano.

Quando: 12 de março, às 19h