Clube de de leitura da Mário- Pretérito Imperfeito

Livro de Bernardo Kucinski

O livro do Clube de Leitura de maio é Pretérito Imperfeito, de Bernardo Kucinski.

Observação: Os livros que entregamos no Clube já esgotaram! Você pode tentar adquirir o livro em alguma biblioteca ou em livrarias e participar do encontro. Recomenda-se a leitura prévia da obra a ser discutida, todavia não é obrigatório portar o livro e nem ter concluído a leitura no dia do encontro.

Sobre a obra: A adoção de um bebê por um casal que não consegue ter filhos é o fato fundador de Pretérito imperfeito, romance em que B. Kucinski conta a história de uma paternidade que começa intensa e amorosa e termina em destroços. A derrocada tem início na adolescência do menino, marcada pelo envolvimento com maconha, crack e anfetaminas, um processo descrito pelo narrador como uma busca frenética de um paraíso artificial.
Entrelaçam-se nessa história de vida três situações limite: a adoção, a dependência química e o racismo. O pai narrador se pergunta: “Teria sido possível em algum momento barrar o curso dessa história? Ou estava tudo escrito no livro do destino?”.
A abordagem é minuciosa e sutil, porém o estilo é seco e duro. O resultado é um texto pungente, que confirma o lugar de B. Kucinski como um dos escritores mais destacados da atualidade.

Sobre o autor: É a assinatura literária do jornalista e professor aposentado de jornalismo da Universidade de São Paulo Bernardo Kucinski, autor de obras sobre economia, política e jornalismo e assessor da Presidência da República entre 2003 e 2005. Sua estreia na ficção com K: Relato de uma busca deu-se quando já tinha 74 anos de idade.

Fonte: Companhia das Letras

Quando: 09/05, às 19h

Local: Hemeroteca da BMA- Rua Dr. Bráulio Gomes, 125