4ª Semana Nacional de Arquivos

Confira a programação da 4ª Semana Nacional de Arquivos na BMA

A Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos sobre arquivos em diferentes instituições de memórias de todo o país, organizada pelo Arquivo Nacional e a Fundação Casa de Rui Barbosa. Neste ano, tem como tema “Empoderando a sociedade do conhecimento”.

A Mário participa da 4ª Semana Nacional de Arquivos com três conversas realizadas nos dias 9, 10 e 11 de junho de 2020. Essa programação será on-line, pelo nosso canal do YouTube.  

09/06, às 11h: “A Arquivologia entre tendências históricas e futuras”, com Angélica Alves da Cunha Marques

Palestra sobre “A Arquivologia entre tendências históricas e futuras” da professora Angélica Alves da Cunha Marques, da UnB, autora do livro “A Arquivologia Brasileira: busca por autonomia científica no campo da informação e interlocuções internacionais”. Essa conversa é mediada pelo escritor e pesquisador Guilherme Tauil.

Angélica Alves da Cunha Marques é docente do curso de Arquivologia da UnB desde 2009, com pós-doutorado na UnB e na École Nationale des Chartes/Sorbonne. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Fundamentos históricos, epistemológicos e teóricos da arquivologia, que pesquisa a internacionalização e institucionalização da arquivologia como disciplina científica no Brasil.

10/06, às 11h:  “Da Documentação à Ciência da Informação: sua história no Brasil”, com Carlos Henrique Juvêncio da Silva

O professor Carlos Henrique Juvêncio da Silva aborda, em uma conversa com a jornalista Mariana Filgueiras, as questões da documentação e ciência da informação no contexto brasileiro.

Carlos Henrique Juvêncio da Silva é professor do Departamento de Ciência da Informação da UFF e doutor pela UnB com pesquisa sobre a interação entre a Biblioteca Nacional brasileira e o Instituto Internacional de Bibliografia, fazendo um estudo sobre as origens da documentação enquanto disciplina no Brasil.

11/06, às 11h: “Uma paisagem móvel: a tecnologia digital na produção de arquivos pessoais”, com Jorge Phelipe Lira de Abreu

Jorge Phelipe Lira de Abreu, autor do livro “Existir em Bits: arquivos pessoais nato-digitais e seus desafios à teoria arquivística”, conversa sobre “Uma paisagem móvel: a tecnologia digital na produção de arquivos pessoais”. A mediação é por conta da pesquisadora e jornalista Luciana Araújo Marques.

Jorge Phelipe Lira de Abreu é analista de documentação da Federação Brasileira de Bancos e mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pela UNIRIO. Autor do livro “Existir em bits: arquivos pessoais nato-digitais e seus desafios à teoria arquivística”, publicado pela Associação de Arquivista de São Paulo.

Quando: 09, 10 e 11/06, às 11h

Local: Programação on-line