Encerradas as inscrições para a 1ª edição do Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos

Os trabalhos agora ficarão a cargo da Comissão Julgadora, já constituída, que tem entre seus integrantes Maria Victoria Benevides, Kabengelê Munanga, Flávia Schilling, Margarida Genevois, Paulo Vannuchi, Fernando Almeida e Olívio Jekupé

Estão encerradas as inscrições para a 1ª edição do Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo. Agora, os trabalhos ficarão a cargo da Comissão Julgadora, já constituída, que tem entre seus integrantes Maria Victoria Benevides, Kabengelê Munanga, Flávia Schilling, Margarida Genevois, Paulo Vannuchi, Fernando Almeida e Olívio Jekupé, todos com notória contribuição à educação em direitos humanos na Cidade.

A seleção dos trabalhos inscritos envolverá atividades preparatórias, reuniões e deliberações conjuntas, a partir do dia 24, quando ocorrerá o primeiro encontro da Comissão Organizadora do Prêmio, composta pelos integrantes do Grupo de Trabalho Intersecretarial de Educação em Direitos Humanos SME/SMDHC.

O Prêmio é organizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e pela Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de identificar e valorizar iniciativas bem-sucedidas de educação em direitos humanos desenvolvidas por unidades escolares, educadores e estudantes do Município nos últimos cinco anos.

A premiação também integra uma estratégia de consolidação das políticas públicas de educação em direitos humanos na rede municipal de ensino, para que as escolas insiram o tema em seus projetos político-pedagógicos e desenvolvam práticas de valorização da diversidade e de prevenção e combate ao preconceito, à discriminação e à violência.

Além de incentivar e premiar as iniciativas na rede municipal, o prêmio permitirá às duas Secretarias parceiras conhecer e acompanhar o andamento de projetos relativos ao tema desenvolvidos por escolas, educadores e alunos do Município.

A cerimônia de premiação acontecerá no Auditório do Parque do Ibirapuera, no dia 10 de dezembro, a partir das 19h, e homenageará dom Paulo Evaristo Arns, por sua larga contribuição na luta pelos direitos humanos no Brasil.