Década de 90

1990 – Pacaembu completa 50 anos de existência. Para comemorar, é sede do Troféu Vicente Matheus, conquistado pela equipe da Portuguesa.

1991 – Em dezembro, o tenor Luciano Pavarotti, ao lado da orquestra Nova Filarmonia, faz show no Pacaembu.

1992 – Hollywood Rock reúne shows do Skid Row, Extreme, Barão Vermelho, EMF, Living Colour, Seal, Titãs, entre outras bandas.

1993 – Free Jazz Festival traz ao Brasil artistas do calibre de Chuck Berry e Little Richard, além de um Tributo a Tom Jobim.

1994 – Pacaembu, incluindo a Praça Charles Miller, foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico (Conpresp) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). Também aconteceu neste ano a primeira edição brasileira do festival Monsters of Rock que reuniu bandas como Kiss, Black Sabbath, Slayer e Raimundos.

1995 – Em janeiro, os Rolling Stones fizeram um show histórico no Estádio do Pacaembu. Já no final do ano, o Botafogo conquistou o título de Campeão Brasileiro ao empatar com o Santos - após vitória no Rio - por 1x1.

1996 – Mais de 50 mil pessoas vão ao Pacaembu prestigiar mais uma edição do Monsters of Rock, dessa vez, com o primeiro show da banda Iron Maiden em terras tupiniquins.

1997: Dos dez jogos ocorridos no estádio naquele ano, apenas um contou com o Santos como mandante. Os demais tiveram mando de campo corintiano.

1998: Estádio é tombado pelo CONDEPHATT devido ao seu estilo arquitetônico, o Art Decó.

1999: Corinthians protagoniza a maior goleada da edição da Libertadores daquele ano: 8 a 2 em cima do Cerro Porteño (Paraguai). O jogo era válido para a primeira fase da competição.


Texto:
Juliana Salles - jsalles@prefeitura.sp.gov.br
Vanessa Dini - vdini@prefeitura.sp.gov.br
Foto:
Retirada do Portal R7