Secretaria inicia nova fase do Planejamento Participativo

Iniciativa visa construção de metas e identificação de prioridades com participação efetiva de todos os funcionários

Iniciado no mês de maio de 2013, o Planejamento Participativo com os funcionários da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo (SEME) continua em andamento. Implantado com o objetivo principal de conhecer o pensamento e anseios dos servidores, o processo entra em nova fase nos dias 15 e 16 de Julho. Dois encontros vão ajudar a definir o plano de ação do Planejamento Participativo. O processo teve adesão de mais de 80% dos cerca de 1.200 funcionários da Secretaria que responderam aos questionários.

“Iremos nos reunir para uma atualização de informações e, efetivamente, começarmos a planejar. Relembrando: fizemos o diagnóstico por meio da pesquisa com os funcionários, depois com base nas respostas definimos os temas principais e agora vamos olhar para o futuro, buscar as respostas, os caminhos”, esclarece Luiz Sales, Secretário Adjunto de Esportes, Lazer e Recreação.

O primeiro passo do planejamento foi a união de nove representantes de setores estratégicos da SEME, que desenvolveram um questionário composto por cinco perguntas e respondido pela imensa maioria dos funcionários da Secretaria. Foram escolhidos então 50 funcionários de diversos departamentos, clubes e regiões da cidade para auxiliar no processo de aplicação dos questionários. Os Guardiões, como ficaram conhecidos, distribuíram os questionários em uma etapa que teve quase um mês de duração. Devidamente tabuladas, as respostas e principais conclusões da pesquisa serão agora a base de trabalho dos dois encontros em 15 e 16 de Julho. As reuniões acontecerão no Mercado Municipal de São Paulo e no Museu da Energia. “São dois endereços escolhidos cuidadosamente por simbolizarem a nossa cidade e a Secretaria: mistura, história, agitação e entusiasmo”, avalia Luiz Sales. Outros dois encontros também já estão agendados para os dias 22 e 23 de Julho.

“O Planejamento Participativo nos faz ter uma visão de conjunto. Conseguimos pensar em novos objetivos, metas e caminhar com sinergia. Pela primeira vez a Secretaria tem a possibilidade de enxergar todas as demandas de setores, departamentos e clubes, para casá-las e buscar atender a todas da melhor maneira. É uma iniciativa extremamente positiva para o trabalho como um todo”, conta Márcia de Oliveira da Supervisão de Desenvolvimento de Pessoas do Núcleo de Gestão de Pessoas, área de Recursos Humanos da SEME.

“O Planejamento Participativo é uma forma de definirmos, juntos, o que é melhor para a Secretaria e como deve ser a política de esportes, lazer e recreação pelos próximos anos. Parece difícil, e realmente é, mas o grande resultado virá da pequena participação de cada um de nós; é uma soma”, sintetiza Celso Jatene, Secretário de Esportes, Lazer e Recreação do Município. A previsão é de que no mês de agosto o plano de ação firmado através destas reuniões seja apresentado a todos os funcionários da SEME.

Texto:

Vanessa Dini - vdini@prefeitura.sp.gov.br

 

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para os contatos acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!