Planejamento participativo da SEME chega à fase operacional

Cerca de 50 metas foram definidas para serem cumpridas até 2016

O Planejamento Participativo com os funcionários da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo chegou a uma nova etapa. Nos dias 12 e 13 de agosto cerca de 130 servidores participaram de reuniões que serviram para pensar metas de modo operacional, a serem cumpridas até 2016.

Os dois encontros aconteceram na quadra da Mocidade Alegre. No local, os representantes da SEME elegeram e ratificaram as principais metas definidas nas fases anteriores do processo e definiram as fases do planejamento operacional. Também foi especificado o tempo para o cumprimento das cerca de 50 demandas, por trimestres, até 2016.

A quadra da Mocidade Alegre também não foi escolhida por acaso para os encontros. Nos últimos carnavais a escola tornou-se símbolo de bom planejamento e administração, conquistando títulos, mesmo diante de adversidades, como o incêndio em seu barracão, mudanças de sede e até a morte de integrantes historicamente importantes para a escola.

O Planejamento participativo começou em abril. O primeiro passo do Planejamento Participativo aconteceu com a união de nove representantes de setores estratégicos da Secretaria. Eles desenvolveram um questionário com cinco perguntas para observar as necessidades dos servidores, êxitos e pontos fracos da SEME. Em seguida, 50 funcionários tornaram-se guardiões desses questionários, fizeram sua distribuição e obtiveram 984 respostas (confira mais sobre esta etapa do Planejamento neste link).

A partir da tabulação dos resultados, foram identificados cinco grandes grupos de demandas: RH, gestão, infraestrutura, programas e eventos. Em reuniões realizadas em agosto, no Mercadão de São Paulo e no Museu da Energia, 40 funcionários discutiram a respeito e mapearam estes grupos; analisaram seus êxitos, desafios, potenciais e obstáculos. Então, foram criadas metas para cada uma dessas áreas e definidos os setores responsáveis pelo início de sua resolução, além de quais outros setores estariam envolvidos com cada uma delas.

Até o dia 19 de agosto, todos os funcionários da SEME receberão um relatório do planejamento operacional feito até o momento e cada setor se responsabilizará pelas metas as quais dará início, além de definir uma pessoa que se tornará o gestor da demanda. No dia 2 de setembro o planejamento será apresentado a todos os 1.200 funcionários da Secretaria.

Confira aqui a galeria de fotos das reuniões dos dias 12 e 13.


Texto:
Eder Brito - esbrito@prefeitura.sp.gov.br
Vanessa Dini - vdini@prefeitura.sp.gov.br
Foto:
Paulo Dias - psdias@prefeitura.sp.gov.br

Quer receber notícias semanais da Secretaria de Esportes no seu e-mail? Escreva para o contato acima e nós teremos o prazer de incluí-lo em nosso mailing!