INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO COM O SOFTWARE QGIS – MÓDULO BÁSICO

Levando em conta a crescente necessidade de habilidades técnicas para a produção e uso de dados geoespaciais no cotidiano das diversas unidades da PMSP, a utilização do software de geoprocessamento QGIS é uma alternativa de criar e disseminar a cultura de uso e aplicação das informações geoespaciais nas atividades desenvolvidas pelos servidores, e também no contexto da cidade.

OBJETIVO
Promover a popularização do uso do software livre de geoprocessamento QGIS na Prefeitura Municipal de São Paulo, como ferramenta computacional de apoio na elaboração e tratamento de base de dados geoespaciais que auxiliem as ações de planejamento e tomadas de decisão no âmbito das esferas municipais de administração pública.

CONTEÚDO
1. Conceitos fundamentais: noções básicas de cartografia mapas e escalas cartográficas
2. O aplicativo QGIS: apresentação do software, conceito e definição de tecnologias livres para geoprocessamento download e instalação.

PÚBLICO-ALVO
Servidores da Prefeitura Municipal de São Paulo com nível superior e conhecimentos em informática, especialmente aqueles que lidam diretamente com geoprocessamento em suas atribuições.

METODOLOGIA
Exposição dialogada, estudos de caso e exercícios práticos.

CARGA HORÁRIA
20 horas

AVALIAÇÃO
Frequência: 100%
Conceito: BOM