No primeiro dia da Semana Universitária participantes discutem Plano Diretor e fazem visita técnica em ciclovia

Com duração de 5 dias, evento tem como objetivo contribuir com a formação de estudantes interessados em políticas públicas.

Após a abertura oficial do evento realizada nesta segunda-feira (14) na sede da Prefeitura seguiram para a cobertura do Edifício Martinelli onde acompanharam uma apresentação sobre o novo Plano Diretor Estratégico (PDE) da cidade.

Toda a filosofia que norteou a elaboração do Plano Diretor e as diretrizes de planejamento urbano para São Paulo, voltadas para buscar um melhor equilíbrio entre as regiões da cidade, foram expostas pelo chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (SMDU), Weber Sutti.

Durante a exposição, Weber enfatizou a necessidade de melhor distribuição das oportunidades de emprego, investimentos e melhorias por toda a cidade. Após responder a diversas questões dos estudantes, o representante da administração municipal ressaltou que um dos maiores desafios é o de superar as dificuldades de comunicação dentro da própria estrutura pública.

Na parte da tarde os participantes visitaram o jardim localizado no último andar da sede da Prefeitura no edifício Matarazzo e, em seguida, retornaram para o Edifício Martinelli onde assistiram a palestra de Suzana Nogueira do Departamento de Planejamento Cicloviário (DCL), sobre a implantação das ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas na cidade. A palestrante relembrou a Meta 97 do Programa de Metas que determina a implantação de 400 km de vias cicláveis na cidade de São Paulo.

“Temos muito a fazer, mas vamos fazendo aos pouco. Antes não tinha nenhuma regulamentação de sinalização para bicicletas, por exemplo. Agora estamos criando um manual. Então, é devagar que nós vamos promovendo a mudança. Temos feito vários testes para poder integrar a bicicleta com outros meios de transportes também”, disse ela.

O debate foi enriquecido com a troca de informações e experiências dos participantes que estudaram ou moraram em outras cidades do país e puderam contar como a bicicleta e os outros meios de transportes convivem em outras regiões.

A atividade terminou com uma visita técnica à ciclovia do Largo do Paissandu. No local, todos puderam observar a nova sinalização vertical e horizontal que está sendo estudada, testada e implantada nas novas ciclovias.