Finanças públicas, orçamento e transparência de dados são temas do segundo dia de palestras

Semana Universitária na Prefeitura acontece até dia 18

Nessa terça-feira (15), segundo dia de palestras da “Semana Universitária na Prefeitura de São Paulo”, os alunos tiveram palestras sobre finanças públicas, planejamento e orçamento, além da apresentação da “SP Aberta” que é a iniciativa municipal paulistana de potencializar e articular quatro áreas: participação social, transparência, inovação tecnológica e integridade.

Na parte da manhã os participantes assistiram a duas palestras sendo uma sobre a o Pólo Institucional de Itaquera, ministrada pela arquiteta Maria Teresa Grill da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e a outra sobre finanças públicas realizada pelo subsecretário do Tesouro Municipal, Rogério Ceron.

Ceron apresentou quadros e gráficos para mostrar o que a Prefeitura tem feito para equilibrar as finanças da Prefeitura diante do cenário financeiro atual. Além disso, ele destacou que São Paulo tem pelo menos três grandes desafios que poderão modificar a situação, em termos de investimentos públicos municipais, para os próximos anos: a questão da dívida com a União, o sistema de pagamento dos precatórios, e a situação pendente relativa à tarifa dos transportes públicos.

À tarde os alunos tiveram uma aula sobre planejamento e orçamento com a ex secretária de Sempla e professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH- USP Leste), Ursula Peres, que fez um panorama histórico da evolução orçamentária na década de 90 e comentou temas como Plano real, Lei de Responsabilidade Fiscal, transparência de dados públicos e a Lei de Acesso à Informação. Os alunos também puderam tirar dúvidas sobre os instrumentos de orçamento como Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).

A última atividade do dia aconteceu no Laboratório de Mobilidade da SPTrans onde os chefes de gabinete da Secretaria Municipal de Relações Internacionais e da SPTrans, Gustavo Vidigal e Ciro Biderman, falaram sobre a “SP Aberta”. Trata-se de uma iniciativa do governo municipal que visa articular, integrar e fomentar ações de governo aberto na Prefeitura Municipal de São Paulo.