Visita ao CEU Quinta do Sol encerra atividades da Semana Universitária com elogios dos estudantes

Programação abrangente garantiu aos estudantes conhecer as estratégias adotadas pela Prefeitura para resolver questões delicadas da cidade

Nesta sexta-feira (18), os 30 participantes da Semana Universitária na Prefeitura de São Paulo” terminaram o último dia de atividades em uma visita ao CEU Quinta do Sol, na zona leste da cidade. Após conhecerem as instalações, os alunos receberam os certificados das mãos do secretário-interino da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, Rodrigo Alves Teixeira, e participaram de um bate-papo em que puderam expor suas impressões sobre esses cinco dias de evento.

Ficou claro nas manifestações dos universitários que a Semana Universitária serviu para mudar a ideia que tinham sobre o serviço público. Além disso, eles elogiaram os temas e os conteúdos das palestras.

“Serviu para mudar a visão que a gente tem de fora da Prefeitura de que os funcionários são mal-humorados, mal preparados e indolentes”, afirmou Agda Gonçalves Furtado, estudante de Arquitetura e Urbanismo. Já Rafael Urnhani Batista da Silva, estudante de Economia, sugeriu que a Prefeitura deveria realizar mais eventos como a Semana Universitária: “Foi uma atividade incomum, com ótimas palestras. Seria bom expandir essa ideia, realizar palestras também nas universidades que continuam muito deslocadas da sociedade”.

Durante cinco dias os 30 alunos participantes conheceram diversos órgãos e ações de gestão da administração pública municipal paulista por meio de visitas técnicas e palestras sobre mobilidade, finanças públicas, transparência, direitos humanos e saúde.

Seleção de participantes

Ao todo, 115 alunos se inscreveram entre os dias 05 de maio e 15 de junho para participar das atividades. Com número limitado de vagas, a Sempla elaborou um processo seletivo para escolher os participantes desta 1ª edição da Semana Universitária. A seleção consistiu na avaliação de uma redação elaborada pelo próprio candidato que pode escolher entre dois temas: “Planejamento e Mobilidade Urbana: a ocupação dos espaços públicos” ou “Administração pública e academia: Uma via de mão dupla?”. O processo seletivo considerou cotas sociais (Pro Uni, FIES e Ensino Médio Cursado em Escola Pública) para 50% das vagas de graduação e cotas raciais para 20% das vagas.Com número limitado de vagas, a Sempla elaborou um processo seletivo para escolher os participantes desta 1ª edição da Semana Universitária. A seleção consistiu na avaliação de uma

Veja aqui como foram os outros dias:

Segunda-feira (14) – 1º dia
Terça feira (15) – 2º dia
Quarta-feira (16) – 3º dia
Quinta-feira (17) – 4º dia