Prefeito abre Congresso destacando que intercâmbio entre países deve render “iniciativas imediatas”

Por Cristiana Vieira

O prefeito Gilberto Kassab abriu na manhã desta quarta-feira o 1° Congresso Internacional de Habitação e Desenvolvimento Urbano – o SP Habitação & Urbanismo –, ao lado de outras autoridades, entre as quais o secretário municipal de Habitação, Ricardo Pereira Leite, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem, a secretária nacional de Habitação, Inês Magalhães, o secretário estadual de Habitação, Silvio Torres, e o vice-presidente da Caixa Econômica Federal, José Urbano Duarte, que representou o presidente da entidade, Jorge Fontes Hereda.

Mais de 800 profissionais de diversos setores participam do congresso, cuja programação segue até amanhã, reunindo especialistas internacionais e nacionais dos setores público e privado, pesquisadores de importantes universidades, representantes dos três poderes e dos movimentos sociais.

“É a chance de ouvirmos relatos e experiências internacionais que mostram o acerto de iniciativas que estimulam ações em diversas cidades do mundo”, declarou o prefeito. “Ansiamos que o esforço sirva para estabelecermos iniciativas imediatas, aperfeiçoando ações de políticas habitacionais. Temos a consciência de que a missão é oferecer cidadania”, completou.

A cidade ultrapassou os 11 milhões de habitantes cujo crescimento demográfico gerou empregos e novos moradores. Por outro lado, a falta de planejamento urbano de décadas atrás deixou o desafio de realizar tarefas urgentes.

“O desafio é reverter o processo. São Paulo tem investido em políticas públicas que garantem qualidade de vida para a população. Alguns problemas precisam de muitos anos para ser resolvidos e a equipe trabalha sistematicamente para requalificar e ordenar áreas importantes, descentralizando empresas e moradias”, disse Kassab.

O prefeito ainda comentou que, segundo o Programa Municipal de Habitação, é possível aumentar a qualidade de vida aumentando a qualidade de moradia.

Os temas debatidos neste primeiro dia de evento são: Operações Urbanas na Orla Ferroviária, Projetos Urbanos de Grande Complexidade, Financiamento de Grandes Projetos Urbanos, Visão Estratégica para Atender a Demanda Habitacional, Políticas de Habitação no Mundo e, para encerrar, Parcerias Público-Privadas e Mecanismos de Alavancagem Financeira em Habitação.

O congresso é uma realização da Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais de Habitação e de Desenvolvimento Urbano, e da Caixa Econômica Federal.