Inspeção Veicular

Poluição veicular sob inspeção: São Paulo tem certificado 6 milhões de carros todos os anos, desde 2008, quanto a seus níveis de emissão de ruído e poluentes

A cidade de São Paulo compreende mais de 6 milhões de veículos, entre os quais 1,5 milhões tem mais de 20 anos de circulação, piorando ainda mais o problema da poluição atmosférica que vem afetando a cidade nas últimas décadas.

A inspeção veicular visa reduzir a poluição gerada pelos automóveis através da verificação de problemas mecânicos que levem a uma maior emissão de poluentes e ruídos. A verificação simples de níveis de ruídos que superem os limites legais, da fumaça negra expelida pelo escapamento e a medição dos níveis de poluentes emitidos pelo motor do veículo são os métodos empregados.

A inspeção anual é obrigatória para todos os veículos e é necessário um certificado para renovar a licença do automóvel. Em caso de reprovação, o veículo deve passar por manutenção mecânica antes de uma nova inspeção. O projeto teve início em 2008 com o monitoramento de veículos a diesel e parte da frota movida a alcool, gás natural e gasolina. Em 2009, a inspeção tornou-se obrigatória para todos os veículos.