Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Festa das APAs
Para festejar mais um aniversário das Áreas de Proteção Ambiental municipais de São Paulo, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, os Conselhos Gestores e a SPTuris promovem atrações musicais, oficinas de educação ambiental, passeio ciclístico, barracas de comidas típicas que valorizam a cultura da região, dentre outras atividades. A festa acontece no dia 18 de junho, a partir das 10h, e conta com o apoio das duas Subprefeituras de Parelheiros e Capela do Socorro, associações e comerciantes locais.
A APA Capivari-Monos comemora dez anos de criação e acaba de ganhar um plano de manejo, elaborado através de um estudo sobre vegetação, fauna e peculiaridades da área, realizado pelo Departamento de Parques e Áreas Verdes da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Os dados embasaram a formulação do documento, que oficializa diretrizes para a condução de planejamentos e projetos de preservação nos cerca de 251km² de Mata Atlântica que compõem esta enorme mancha verde na capital paulista.
Mais nova, a APA Bororé-Colônia completa cinco anos e está prestes a ganhar quatro parques naturais no entorno do Rodoanel Sul como compensação ambiental. São eles: Parque Natural Bororé, Natural Jaceguava, Natural Itaim e Natural Varginha. O plano de manejo dos parques está em fase de elaboração por uma equipe da USP e deve ser entregue neste ano.
Entre as atrações culturais da festa estão o Mona Kavungo (Asé Ylê do Hozooane), Circo Teatro Ambiental Nascentes do Monos e o Projeto Imargem que foram contemplados pelo Fundo Especial do Meio Ambiente (FEMA) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.
O passeio ciclístico sairá do CEU Parelheiros às 10h e seu percurso tem cerca de 20km e passará entre as duas APAs, para participar é necessário fazer inscrição pelo telefone 11-3396-3212.
Sobre as APAs
Capivari - Monos
Criada em 2001, a APA Municipal Capivari-Monos faz dez anos em 2011. Nessa ocasião ela ganha seu Plano de Manejo, o instrumento que norteará os rumos da gestão da APA daqui em diante. Construído participativamente com o Conselho Gestor e a comunidade, o plano apresenta um diagnóstico socioambiental atualizado e os programas de gestão, que priorizam as ações necessárias nas áreas de: educação ambiental, usos econômicos sustentáveis, pesquisa, proteção ambiental, recuperação ambiental e gestão da unidade. Com uma área de 251km², a APA está inserida nas Reservas da Biosfera do Cinturão Verde de São Paulo e da Mata Atlântica, protege as cabeceiras dos mananciais que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo e abriga remanescentes de Mata Atlântica, rios limpos e belas cachoeiras. Sua diversidade cultural é expressiva, com a presença da comunidade indígena Guarani nas aldeias Tenondé Porã e Krukutu. Dentre os seus atrativos destacam-se o rio Capivari, cachoeiras como a do Sagüi e das Virgens, a vila de Evangelista de Souza, com sua estação e casas ferroviárias da década de 1930; o Núcleo Curucutu do Parque Estadual da Serra do Mar com suas matas nebulares e campos naturais; a paisagem rural com sítios e áreas de agricultura, e a peculiar Cratera de Colônia com 3,6 Km de extensão, formada pelo impacto de um corpo celeste há cerca de 30 milhões de anos.
Bororé-Colônia
Criada em 2006, a APA Bororé-Colônia faz cinco anos. Tem como objetivo promover a proteção da biodiversidade, dos recursos hídricos e do patrimônio histórico da região, conciliando estes objetivos com a melhoria da qualidade de vida das comunidades que ali residem. A APA possui inúmeras nascentes, córregos e ribeirões que drenam para as represas Guarapiranga e Billings, ambas pertencentes à Bacia do Alto Tietê, contribuindo de forma essencial com a manutenção dos mananciais e recursos hídricos que abastecem cerca de 30% da região metropolitana de São Paulo. Situada na zona sul da cidade de São Paulo e distante cerca de 25km do centro da cidade, a APA Bororé-Colônia possui 90km2 de extensão e uma população de cerca de 50.000 habitantes, abrangendo as Subprefeituras de Capela do Socorro e de Parelheiros e distribuídos em cinco bairros da região, com destaque para o Bororé e Colônia Paulista. O BORORÉ é um dos mais peculiares bairros da cidade e seu acesso principal se dá por meio de uma balsa que cruza a represa Billings. Apesar de ser uma península, o local é conhecido como Ilha do Bororé. O bairro da COLÔNIA PAULISTA, fundado em 1829 com o nome de Colônia Alemã, é um dos mais antigos focos de colonização estrangeira do Brasil. Abriga também diversos patrimônios históricos como o Cemitério da Colônia (1840), o mais antigo da cidade e o primeiro cemitério protestante do país, a Casa de Taipa (1870) e a Igreja de S. Sebastião (1904).
Programação
10h - Saída do Passeio Ciclístico InterApas
Oficinas de Educação Ambiental
Práticas de yoga e dança circular
Exposição / intervenção IMARGEM
12h - Abertura do palco e das barracas
13h - Chegada do Passeio Ciclístico InterApas
13h30 – Apresentação do Plano de Manejo da APA Capivari-Monos
14h - Mesa Redonda – Iniciativas para o desenvolvimento sustentável e para a gestão das APAs: balanços e perspectivas
Local: Espaço Beija-flor (CEU Parelheiros)
15h45 - Mesa Redonda – Papel das APAs no Ano Internacional das Florestas
Local: Espaço Beija-flor (CEU Parelheiros)
17h30 – Exibição do Filme “APA Capivari-Monos: Uma História”
Local: Espaço Beija-flor (CEU Parelheiros)
18h30 – Solenidade
Lançamento do caderno do Plano de Manejo da APA Capivari-Monos
19h – Início das atrações culturais
- Hallo Welt
- Mona Kavungo
- Nascentes do Monos
- Escola de Samba Extremo Sul
Serviço:
Festa de Aniversário das Áreas de Proteção Ambiental Capivari-Monos e Bororé-Colônia
Dia: 18 de junho de 2011
Horário: a partir das 10h
Local: Rua Terezinha do Prado Oliveira – Parelheiros – São Paulo – SP
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk