Anta

Mamíferos

   
1) Nome Popular : Anta, tapir
2) Nome científico : Tapirus terrestris
3) Onde pode ser encontrado em vida livre na cidade: Parque Estadual da Serra do Mar (Núcleo do Curucutu), Fazenda Capivari (SABESP) localizada no Distrito de Engenheiro Marsilac
4) Biologia: Habitat Vivem preferencialmente em áreas próximas à água com alguma vegetação herbácea, como margens de rios, brejos e matas de galeria, mas também andam muito ao longo da floresta.
Comportamento Solitária, mas divide uma mesma área com indivíduos da mesma espécie. Principalmente noturna, parcialmente diurna, terrestre. Suas pegadas são frequentes onde ocorrem, mas é tímida, silenciosa, e raramente vista.
Alimentação Ramos de vegetação terrestre e aquática, pastos e frutos de plantas rasteiras.
Reprodução Possui um longo período de gestação de 385 a 415 dias, resultando em apenas um filhote, raramente dois. O filhote permanece acompanhado da mãe por até 11 meses.
Grau de ameaça no Estado de S.Paulo e no Brasil S. Paulo: espécie ameaçada de extinção na categoria “em perigo”, ou seja, apresenta risco de extinção em futuro próximo.
5) Relação com a cidade (adaptação, impacto, doenças) Por sua carne ser muito apreciada a principal causa de ameaça dessa espécie é a caça. Sua presença é facilmente identificada pelos caçadores devido às trilhas e pegadas deixadas na mata. Com a expansão da cidade o homem está se aproximando de seu habitat, interferindo significativamente nas populações naturais que ainda ocorrem no município devido à caça indiscriminada
6) Curiosidades(tamanho, coloração etc)  É o maior animal silvestre do município de São Paulo, pesa 200 quilos e pode atingir 2 metros de comprimento.
7) Histórico e fatos interessantes de animais atendidos:  
8) Fontes consultadas *Emmons, L.H. 1990. Neotropical Rainforest Mammals: A Field Guide. The University of Chicago Press, Chicago. 281p.
*Ihering, R. von 1967. Da vida dos nossos animais. Editora Rotermund, São Leopoldo. 320 p.
*Nowak K. 1991. Walker’s Mammal of the World, Vol. VI. The Hopkins University Press, 1101 p.
*Arquivos da Divisão de Fauna