Curso: Democracia, Direitos Humanos e Direito ao Meio Ambiente: uma relação necessária

topo

Curso: Democracia, Direitos Humanos e Direito ao Meio Ambiente: uma relação necessária

Dia: 27/11; 4, 11 e 18/12, quartas-feiras
Horário: 16h às 18h.

Descrição

O minicurso pretende introduzir e articular os conceitos de democracia, de direitos humanos e de direito ao meio ambiente a partir da teoria política, tendo em vista o contexto atual de crise econômica, de ameaça a valores democráticos, aos direitos humanos e à natureza, simultaneamente à ascensão de atores e crenças de intolerância, de aversão ao pluralismo e de negacionismo histórico e científico.

Metodologia: Aulas expositivas com abordagem teórica e empírica, utilizando apresentações de power point. Exercício em grupos na terceira aula para reforçar conceitos e estimular a reflexão e a elaboração dos conteúdos pelos próprios alunos.

Conteúdo Programático

1ª aula: Conceitos de democracia; direitos humanos; direito ao meio ambiente; direito natural. Introdução das relações entre eles.

2ª aula: O contexto de polarização político ideológica e a exposição de orientações conflituosas de diversos atores em relação às noções de Estado, da democracia, dos direitos humanos e da natureza.

3ª aula: Exercício com o grupo (debate) com base em caso empírico real de colisão de princípios visando reforçar e estimular a elaboração dos conteúdos por parte dos alunos.

4ª aula: Desafios no âmbito da participação, da deliberação, da representação e da deliberação na defesa do meio ambiente.

Facilitação

Otávio Dias de Souza Ferreira: Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), é advogado licenciado, pesquisador colaborador do Núcleo Direito e Democracia do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e membro do corpo docente do programa Maestria en Estado, Gobierno y Políticas Públicas, da Faculdade Latino Americana de Ciência Sociais (FLACSO Brasil).

Coordenação

Pedro Cardoso Smith

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

      

 

Sobre

Público: interessados.

Vagas: 50.

Dias: 27 de novembro, 4, 11 e 18 de dezembro

Horário: 16h às 18h.

Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268.

Pedestres: Portão 7A.

Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

 

Como chegar na UMAPAZ

 

Confira nossas redes socias

 

  •