SIURB entrega a 1ª Etapa do Projeto de Canalização do Córrego Ponte Baixa

Mais um trecho do complexo de obras do Córrego Ponte Baixa, na zona sul, foi entregue à população nesta segunda-feira (29). Com as presenças de Roberto Garibe, secretário de Infraestrutura Urbana, de secretários, da vice-prefeita Nádia Campeão, de vereadores e lideranças locais o prefeito Fernando Haddad conduziu a última fala na entrega da 1ª Etapa do Projeto de Canalização do Córrego Ponte Baixa. “Nós estamos mudando o paradigma. Antes, as pessoas achavam que seria incompatível a convivência de áreas residenciais com áreas ambientais. Estamos mostrando que isso é possível. Essa obra traz benefícios diretos para 550 mil pessoas. Não podemos dizer que tudo já está feito, mas podemos dizer que hoje temos feito obras importantes, estamos mudando a paisagem da cidade, pouco a pouco”.

 

Obra aguardada pelos moradores da zona sul há mais de 40 anos, a cerimônia ocorreu na nova Av. Luiz Gushiken, uma homenagem da prefeitura ao ex-ministro de Comunicação, falecido recentemente e lembrado nos discursos de todos por sua trajetória de vida. As obras do Córrego Ponte Baixa irão resolver os problemas originados pela ocupação desordenada da Bacia do Guarapiranga e pela impermeabilização do solo no entorno, com a produção de lixo e de esgotos sem as condições mínimas de preservação do ambiente. Todos esses problemas causavam grandes alagamentos pela saturação dos leitos dos córregos em épocas de chuvas.

 

Além do Córrego Ponte Baixa, o projeto completo irá canalizar também o Córrego Jd. Letícia. Ao todo, ele possui um leque amplo de obras viárias, ambientais e sociais. São elas: a canalização do Córrego Ponte Baixa, no trecho entre a Rua Daniel Klein e sua foz, no Canal Guarapiranga; três viadutos para acesso às novas vias - que ampliarão as ligações viárias na região, facilitando a fluência do tráfego, especialmente no trecho da Rua Daniel Klein até a Av. Guido Caloi - ; novos passeios e ciclovias, iluminação pública com LED, paisagismo; um parque linear para preservação das margens e novas áreas verdes com equipamentos de esporte e de lazer; um grande reservatório de amortecimento para controle dos picos de vazão das águas (o que evitará alagamentos e mortes) e ainda a construção de 480 HIS (Habitação de Interesse Social) para as famílias que foram desalojadas por terem suas casas em áreas de risco.

 

 

Em julho deste ano, a SIURB já havia liberado ao trânsito o primeiro viaduto do complexo viário. Em seguida, concluiu o segundo viaduto do viário da Av. Guido Caloi e 480 metros de canalização do córrego, com toda infraestrutura de ciclo faixas, paisagismo e corredor de ônibus. No evento de hoje a prefeitura entregou um novo viaduto, com 336 metros de extensão (fará o trajeto sentido Av. Guarapiranga / Binário Santo Amaro), 480 metros de canalização, quase um km de ciclo faixas (margens esquerda e direita) e novo trecho de corredor exclusivo para coletivos que só será liberado quando todo o projeto viário estiver concluído.

 

 

 

Presentes ao evento para receber a homenagem a Luiz Gushiken, Elisabeth Gushiken exibiu a placa da nova avenida com o nome de seu marido ao lado da filha Helena e do filho Guilherme.

 

 

 

Clique aqui para ver mais fotos do evento. 

 

Assessoria de Comunicação

08/10/2014 - SPOBRAS