São Paulo Obras entrega mais uma ciclovia nos festejos de aniversário da cidade

 A Prefeitura de São Paulo entrega à cidade mais uma ciclovia, nos seus 462 anos.

Trata-se da ciclovia do Corredor Berrini, que a partir do dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo, passa a integrar oficialmente o circuito ciclístico da capital paulista.

A nova rota será inaugurada pelo Bike Tour SP, que em parceria com a SPOBRAS, inaugura mais um trecho de passeios turísticos na cidade.

Esta ciclovia tem 3,3 quilômetros de extensão e de um lado fará conexão com a futura ciclovia da Avenida Chucri Zaidan (em obras) e do outro lado, com a ciclovia da Avenida Faria Lima (também em obras).

Quando todo este trajeto estiver pronto, será uma importante e grande ligação – “Eixo Executivo” - da Zona Sul da cidade (desde Santo Amaro, passando pela Marginal Pinheiros, Av. Jornalista Roberto Marinho e interligando internamente a outras rotas do bairro) à Zona Oeste, passando pela Avenida Faria Lima, chegando ao outro lado da cidade.

Por estarem localizados nesse trajeto os principais prédios de escritórios, empresas e negócios da cidade, a novo ciclovia será chamada de “Eixo Executivo” por atender os executivos que trabalham e circulam nessa região, e já vem transformando os hábitos de mobilidade de quem vive aí. Aqueles que não abriam mão do carro, agora já optam por utilizar suas magrelas, uma vez que a ciclovia veio facilitar esse acesso.

Essa mudança de hábito de mobilidade já começou a trazer para a região outra configuração, seja na questão do trânsito menos intenso e menos congestionamentos, seja nos hábitos de consumo e oportunidade de negócios que os novos ciclistas ensejam.

“Fizemos de tudo para conseguir finalizar essa obra para o aniversário da cidade. Houve muitos problemas que fizeram com que parássemos a obra para resolvê-los, como as interferências físicas subterrâneas não previstas, a demora das concessionárias em remover suas interferências, o ajuste fiscal que reduziu o investimento, as chuvas, enfim... uma série de problemas que tirou o ritmo que vínhamos imprimindo nessa obra. Mas conseguimos cumprir o prazo! A ciclovia e o Corredor Berrini estão lindos, seguros, bem feitos. Tenho certeza que é um ‘presente’ pra cidade e os ciclistas vão adorar. Eu, que sou ciclista eventual, já testei essa ciclovia e adorei”, diz o secretário de Infraestrutura, Roberto Garibe.

Nova ciclovia no canteiros central da Av. Berrini

 

SPOBRAS e Bike Tour SP inauguram a nova rota ciclística que leva turistas por pontos históricos e inusitados da cidade

No dia 25 de Janeiro será inaugurada a nova ciclovia do Corredor Berrini com o pessoal do Bike Tour, que promove passeios gratuitos de bicicleta pela cidade mostrando pontos turísticos e históricos de várias regiões da metrópole paulistana.

Acompanhados por monitores, os participantes recebem “Audiotour”, aparelho acoplado ao capacete que permite aos ciclistas escutarem as informações sobre os pontos turísticos.

O Bike Tour conta com seis roteiros: Centro Velho, Centro Novo, Av. Paulista, Parque Ibirapuera, Faria Lima e Vila Madalena. Agora, terá mais uma rota: a ciclovia da Berrini.

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São Paulo já conta com uma das maiores malhas cicloviária da América Latina

A malha cicloviária da cidade de São Paulo possui 360,1 quilômetros de infraestrutura permanente.

São 328,2 quilômetros Ciclovias e 31,9 quilômetros de Ciclorrotas, além das Ciclofaixas de Lazer que hoje possuem 120,8 quilômetros.

Ciclovia: pista própria destinada à circulação de ciclos, separada fisicamente do tráfego comum, dotada de sinalização vertical e horizontal características (placas e pintura de solo).

Ciclofaixa: parte da pista de rolamento, calçada ou canteiro, destinada à circulação de ciclos, delimitada por sinalização específica.

Ciclorrota: vias com velocidade máxima reduzida e com sinalização específica, indicando o compartilhamento do espaço viário entre veículos motorizados e bicicletas, criando condições favoráveis para sua circulação, interligando ciclovias, ciclofaixas e pontos de interesse.

Ciclofaixa Operacional de Lazer: faixas de tráfego situadas junto ao canteiro central ou à esquerda da via onde é permitida a circulação exclusiva de bicicletas aos domingos e feriados nacionais das 7h às 16h, dotadas de sinalização vertical e horizontal que regulamenta este uso. São totalmente segregadas do tráfego geral por elementos de canalização como cones, cavaletes e supercones. (dados CET).

 

Assessoria de Comunicação de SPObras

SP- 22/01/2016