Avenida Santo Amaro está em obras para implantação de corredor de ônibus

 As obras do corredor Binário Santo Amaro estão se expandindo rapidamente. No momento, SPObras trabalha em dois trechos do viário: um na Av. Adolfo Pinheiro na extensão que vai da Rua Conde de Itu até a Rua 9 de Julho; outro na Rua Antônio Bento no trecho que vai da Rua Padre Anchieta até a Rua 9 de Julho, passando pelas ruas Conde de Itu e São José.

Omar Ayub, engenheiro da SPObras responsável pelas intervenções, explica que alguns trechos já tem o concreto, mas não é possível liberar para o trânsito. "Em partes desses trechos, onde o pavimento foi recém executado estão sendo feitas as curas do concreto para evitar trinca por retração”, esclarece ele.

O Binário Santo Amaro fará a ligação dos corredores da Av. Santo Amaro com os corredores das avenidas Rio Bonito, João Dias e Guarapiranga, na região central de Santo Amaro, além do corredor da Av. Vereador José Diniz. Sua principal finalidade será garantir a circulação de ônibus com mais segurança e fluidez, além de proporcionar conforto aos passageiros com novas paradas mais amplas, modernas e com acessibilidade. O Binário Santo Amaro terá oito quilômetros de extensão. Suas obras foram iniciadas em março de 2014 e a previsão é de 18 meses para execução total.

As obras consistem no alargamento da Av. Mário Lopes Leão, entre a Rua Doutor Antonio Bento e a Praça Salim Farah Maluf, e da Rua Barão do Rio Branco, entre a Av. Mário Lopes Leão e a Rua da Matriz. Consiste também na recuperação do pavimento flexível existente nas vias que sofrerão intervenção, bem como execução do pavimento rígido em todo o trecho do binário, incluindo as paradas de ônibus.

A obra irá promover a alteração de fluxo viário, transformando em mão única a Av. Adolfo Pinheiro, no sentido Centro, em toda a sua extensão e alteração de mão dupla para mão única de circulação na Av. Adolfo Pinheiro, sentido Centro, entre o Largo Treze de Maio e a Rua Conde de Itu. Outras vias como Av. Padre José Maria, Rua São Benedito, Comendador Elias Zarzur também sofrerão alterações de tráfego.

Todo o corredor deverá contar com sinalização semafórica sincronizada. Na Rua Benedito Fernandes, no trecho que vai do Largo Bonneville até a Rua Elias Zogbi, meia pista já se encontra concluída em pavimento de concreto, faltando a execução das calçadas e da outra meia pista.


Sobre o bairro Santo Amaro – conheça sua história

Santo Amaro, conhecido como o padroeiro dos agricultores, deu nome ao antigo aldeamento na região Sul da futura metrópole a partir de 1560, quando o casal João Paes e Suzana Rodrigues doou uma imagem de madeira do santo à capelinha Nossa Senhora da Assunção de Ibirapuera. Grande área às margens do rio Jurubatuba foi doada aos jesuítas que a administravam e catequizavam. A antiga Vila de Santo Amaro, também habitada por índios, foi berço do bandeirante Borba Gato e ao longo dos séculos possui muita história, especialmente nas fases em que recebeu grandes levas de migrações internas e externas.

Hoje, além de bastante populosa, a região central de Santo Amaro agrupa um polo enorme de empresas e comércios e uma complexa rede de transporte coletivo. Em 1988 a região ganhou o Terminal Santo Amaro, ligando o transporte público da região ao Centro da cidade. Nessa ocasião, foram realizadas alterações no sistema viário que permanecem até hoje. Em 2001, o sistema de transporte em Santo Amaro foi remodelado com a chegada do Corredor Vereador José Diniz/Ibirapuera, no sentido Centro, e o Corredor João Dias, em direção à região Sul da cidade.

O desenvolvimento da região não foi acompanhado pelas adequações urbanas necessárias, o que tornou o núcleo urbano saturado, especialmente quanto à questão do trânsito, que enfrentou o aumento de veículos e a chegada de ônibus grandes, articulados e biarticulados. Com esses novos corredores, a mobilidade urbana na região experimentará grande alívio.

Pavimento rígido em fase de cura, esse processo evita que o concreto apresente trincas por retração

 

Rua Benedito Fernandes já concretada

 

Assessoria de Comunicação

31/07/2014 - SPOBRAS