As obras do corredor Binário Santo Amaro estão se expandindo rapidamente. No momento, SPObras trabalha em dois trechos do viário: um na Av. Adolfo Pinheiro na extensão que vai da Rua Conde de Itu até a Rua 9 de Julho; outro na Rua Antônio Bento no trecho que vai da Rua Padre Anchieta até a Rua 9 de Julho, passando pelas ruas Conde de Itu e São José.
Omar Ayub, engenheiro da SPObras responsável pelas intervenções, explica que alguns trechos já tem o concreto, mas não é possível liberar para o trânsito. "Em partes desses trechos, onde o pavimento foi recém executado estão sendo feitas as curas do concreto para evitar trinca por retração”, esclarece ele.
O Binário Santo Amaro fará a ligação dos corredores da Av. Santo Amaro com os corredores das avenidas Rio Bonito, João Dias e Guarapiranga, na região central de Santo Amaro, além do corredor da Av. Vereador José Diniz. Sua principal finalidade será garantir a circulação de ônibus com mais segurança e fluidez, além de proporcionar conforto aos passageiros com novas paradas mais amplas, modernas e com acessibilidade. O Binário Santo Amaro terá oito quilômetros de extensão. Suas obras foram iniciadas em março de 2014 e a previsão é de 18 meses para execução total.
As obras consistem no alargamento da Av. Mário Lopes Leão, entre a Rua Doutor Antonio Bento e a Praça Salim Farah Maluf, e da Rua Barão do Rio Branco, entre a Av. Mário Lopes Leão e a Rua da Matriz. Consiste também na recuperação do pavimento flexível existente nas vias que sofrerão intervenção, bem como execução do pavimento rígido em todo o trecho do binário, incluindo as paradas de ônibus.
A obra irá promover a alteração de fluxo viário, transformando em mão única a Av. Adolfo Pinheiro, no sentido Centro, em toda a sua extensão e alteração de mão dupla para mão única de circulação na Av. Adolfo Pinheiro, sentido Centro, entre o Largo Treze de Maio e a Rua Conde de Itu. Outras vias como Av. Padre José Maria, Rua São Benedito, Comendador Elias Zarzur também sofrerão alterações de tráfego.
Todo o corredor deverá contar com sinalização semafórica sincronizada. Na Rua Benedito Fernandes, no trecho que vai do Largo Bonneville até a Rua Elias Zogbi, meia pista já se encontra concluída em pavimento de concreto, faltando a execução das calçadas e da outra meia pista.
Sobre o bairro Santo Amaro – conheça sua história
Santo Amaro, conhecido como o padroeiro dos agricultores, deu nome ao antigo aldeamento na região Sul da futura metrópole a partir de 1560, quando o casal João Paes e Suzana Rodrigues doou uma imagem de madeira do santo à capelinha Nossa Senhora da Assunção de Ibirapuera. Grande área às margens do rio Jurubatuba foi doada aos jesuítas que a administravam e catequizavam. A antiga Vila de Santo Amaro, também habitada por índios, foi berço do bandeirante Borba Gato e ao longo dos séculos possui muita história, especialmente nas fases em que recebeu grandes levas de migrações internas e externas.
Hoje, além de bastante populosa, a região central de Santo Amaro agrupa um polo enorme de empresas e comércios e uma complexa rede de transporte coletivo. Em 1988 a região ganhou o Terminal Santo Amaro, ligando o transporte público da região ao Centro da cidade. Nessa ocasião, foram realizadas alterações no sistema viário que permanecem até hoje. Em 2001, o sistema de transporte em Santo Amaro foi remodelado com a chegada do Corredor Vereador José Diniz/Ibirapuera, no sentido Centro, e o Corredor João Dias, em direção à região Sul da cidade.
O desenvolvimento da região não foi acompanhado pelas adequações urbanas necessárias, o que tornou o núcleo urbano saturado, especialmente quanto à questão do trânsito, que enfrentou o aumento de veículos e a chegada de ônibus grandes, articulados e biarticulados. Com esses novos corredores, a mobilidade urbana na região experimentará grande alívio.
Pavimento rígido em fase de cura, esse processo evita que o concreto apresente trincas por retração
Rua Benedito Fernandes já concretada
Assessoria de Comunicação
31/07/2014 - SPOBRAS