SPObras finaliza primeira etapa de concretagem na Estrada do M'Boi Mirim

Equipe começa a trabalhar na readequação das calçadas, para que estejam de acordo com as normas de acessibilidade

A SPObras termina nos próximos dias a pavimentação dos 14 trechos abertos, em 3 km da Estrada do M'Boi Mirim, no sentido bairro-centro. Além da concretagem destes trechos, na semana passada as equipes começaram a quebrar o primeiro entre trecho – espaços que foram preservados no início das obras para não tornar impossíveis os cruzamentos e paradas de ônibus. Nestes cruzamentos, um sistema especial de concretagem possibilitará a liberação da pista em 24 horas após a pavimentação.

O primeiro trecho concretado, próximo ao Terminal Jardim Ângela já está com a pista totalmente liberada para o trânsito. A aplicação do concreto obedece a normas e é feita em etapas: joga-se o concreto; em seguida é colocada uma tela de armação que é afundada e penetra no pavimento. Em seguida é passada a máquina vibradora para homogeneizar o concreto, para que não fique oxigênio ou espaços entre o piso. O uso desse equipamento garante que a placa resulte 100% sólida.

A concretagem é feita por panos de cinco metros, e a cada cinco metros é utilizada uma barra de transferência para unir um módulo ao outro. Em seguida é usada a régua vibratória para acabamento, e uma equipe de operários vem atrás usando a colher, alisando o piso e tirando possíveis imperfeições. Quando termina o processo de cura do concreto (medidas adotadas para evitar a evaporação rápida da água), que dura cerca de sete dias, é feita a instalação do mastique, uma selagem elástica de juntas que permite um espaço para possível dilatação do concreto. O mastique, de aproximadamente um centímetro de largura, é colocado nas laterais do corredor.

De acordo com o engenheiro Omar Ayub, da SPObras, que acompanha as intervenções no local, em mais dois meses os três quilômetros do corredor, tanto no sentido bairro-centro, quanto no sentido oposto estarão finalizados.

Calçadas

Outra equipe está atuando na readequação das calçadas, guias e sarjetas da Estrada M’Boi Mirim. O novo passeio atenderá as normas de acessibilidade com padronização da largura, eliminação dos degraus e desníveis. Já foram feitos 150 metros, na pista sentido centro-bairro, próximo ao Terminal Jardim Ângela, e mais 200 metros já foram quebrados. As calçadas serão executadas em pequenos trechos, a cada 10/20 metros, para não interferir na rotina do comércio local. O trecho todo, nos dois sentidos até o Largo do Socorro, será padronizado.

Primeiro trecho do corredor liberado ao tráfego, próximo ao Terminal Jardim Ângela

 

Operários durante a concretagem

 

Operários auxiliam o lançamento do concreto

 

Operários trabalham na pista "alisando" o concreto após o término concretagem

 

Calçada da região antes de passar por readequação

 

Assessoria de Comunicação

20/08/2014 - SPOBRAS