Ouvidoria promove reuniões técnicas para apresentar novos procedimentos

Novo manual de procedimentos foi publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo em agosto

A ouvidora geral do Município de São Paulo, Maria Lumena Balaben Sampaio, realizou no mês de setembro uma série de reuniões técnicas para apresentar o modelo de atuação da Ouvidoria Geral do Município (OGM-SP) e o novo manual de procedimentos do órgão, que desde 2013 é vinculado à Controladoria Geral do Município. Publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo em agosto, o manual estabelece novas rotinas para aprimorar os fluxos entre a Ouvidoria e os órgãos da Administração, de modo a melhorar a qualidade dos serviços prestados ao munícipe.

A primeira reunião, no dia 11 de setembro, foi com representantes do Serviço Funerário do Município de São Paulo. Participaram o chefe de gabinete, Fulvio Giannella Junior, e a responsável pelo 0800 do Serviço Funerário, Maria Gracia Oshiro Ceregatti. A autarquia, que faz parte da Secretaria Municipal de Serviços, disponibiliza um telefone (0800-109850) para que o munícipe tire suas dúvidas, registre reclamações e faça denúncias. Além disso, no site do Serviço Funerário é divulgado semanalmente uma relação de óbitos registrados na capital para ajudar na busca de desaparecidos (saiba mais aqui).

O segundo encontro, no dia 18 de setembro, foi com a ouvidora da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Márcia Regina de Mattos Chaves. Na reunião, a assessora especial da OGM-SP, Cláudia Possan Foschiera, apresentou dados sobre as reclamações recebidas na Ouvidoria Geral do Município relativas a saúde.

No dia 23 de setembro, o encontro foi com Odúlia Maria Munhoz Bogaz, ouvidora do SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados). O SERPRO é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda que é responsável pela prestação de serviços em Tecnologia da Informação e Comunicações para o setor público responsável. A Ouvidoria da empresa recentemente abriu para o atendimento externo, anteriormente ela atendia apenas o público interno.

Saiba mais sobre a Ouvidoria Geral do Município

A Ouvidoria é um órgão da Controladoria Geral do Município. Atua para contribuir com o aprimoramento da qualidade dos serviços prestados à população e promover a interlocução entre o munícipe e os órgãos municipais. Deve ser acionada (saiba como) quando o munícipe não obtiver resposta ou solução satisfatória, sentir-se mal-atendido ou desejar fazer uma denúncia contra servidores ou órgãos municipais.