Prefeitura lança Plano São Paulo Mais Inclusiva

Anúncio foi feito pelo prefeito Haddad no Dia Mundial da Pessoa com Deficiência

No Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, celebrado em 03 de dezembro, a Prefeitura lançou o Plano São Paulo Mais Inclusiva, que inclui mais de 70 ações divididas em cinco eixos - Acessibilidade; Atenção à Saúde; Acesso à Educação, Cultura e Esporte; Trabalho; e Inclusão Social e Cidadania. O Plano envolve 20 secretarias e tem por objetivo principal garantir às pessoas com deficiência acesso aos direitos, serviços e bens que a cidade oferece. O evento foi realizado no M’ Boi Mirim, zona sul da capital, juntamente com a inauguração do primeiro Centro Especializado em Reabilitação (CER) da capital, o CER IV, equipamento que compõe a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.

A cerimônia contou com as presenças do prefeito Fernando Haddad, do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, dos secretários municipais Marianne Pinotti (Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida), José de Filippi Jr (Saúde), César Callegari (Educação), Leda Paulani (Planejamento), Denise Motta (Políticas para Mulheres), José Floriano (Habitação), Rogério Sotilli (Direitos Humanos e Cidadania), do ex-ministro da Saúde, Adib Jatene, da coordenadora de políticas para a primeira infância, Ana Estela Haddad, do secretário adjunto municipal da Pessoa com Deficiência, Tuca Munhoz, e do presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Gilberto Frachetta.

Sob a coordenação das Secretarias Municipais da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, de Governo Municipal, e de Planejamento, Orçamento e Gestão, o Plano São Paulo Mais Inclusiva assegura uma política pública consolidada na cidade de São Paulo que atende as diretrizes estabelecidas na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, incorporada à legislação brasileira com status de emenda constitucional em 2008. As ações estão alinhadas com o Plano Nacional Viver Sem Limite e estabelecem como prioridade a garantia de um sistema educacional inclusivo, ampliação da participação das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, expansão do acesso às políticas de assistência social e de combate à extrema pobreza, implementação e qualificação da rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência, e a promoção do acesso, desenvolvimento e inovação em tecnologia assistiva. De acordo com dados o Censo 2010 do IBGE, na cidade de São Paulo há 2,7 milhões de pessoas que declararam possuir alguma deficiência.


“Estamos aderindo a todos os programas federais e tendo um olhar voltado à pessoa com deficiência. Os investimentos realizados pela Prefeitura incluem sempre a questão da acessibilidade”, comentou o prefeito Haddad. A secretária Marianne Pinotti lembrou que o plano vai permear todas as áreas de atendimento às pessoas com deficiência e citou algumas das 70 ações a serem realizadas até o final de 2016. “Serão reformados 850 mil m² de calçadas nas chamadas rotas acessíveis, implantadas acessibilidade em 20 CEU’s, 243 Centros de Educação Infantil e 65 Escolas Municipais de Educação Infantil. Será também estabelecida a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, acessibilidade em 380 UBS e adquiridos equipamentos e mobiliários acessíveis para 32 unidades da Rede Hora Certa e em três hospitais municipais”.

O ministro Padilha realizou, durante o evento, a entrega de dois veículos acessíveis para transporte de usuários do CER IV M’ Boi Mirim que não apresentam condições de mobilidade e acessibilidade autônoma e anunciou investimentos de R$ 350 mil mensais no Centro. Outros R$ 100 mil por mês são repassados pela Prefeitura de São Paulo para esta unidade. Além disso, Padilha informou que o SUS passará a fornecer cadeira de rodas também nos modelos motorizadas.

Inaugurado em 2010 como Núcleo Integrado de Reabilitação, a unidade do M’ Boi Mirim foi reformulada para atender também pessoas com deficiência visual e intelectual. Antes o atendimento era centrado nas deficiências física e auditiva.

Clique aqui para mais informações do Plano São Paulo Mais Inclusiva
 

Fotos

Crédito das fotos: Benjamim Lobão / SMPED

Foto 1: Prefeito Haddad anuncia a criação do Plano São Paulo Mais Inclusiva

Foto 2: Secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, apresenta ações do Plano

Foto 3 : Plano São Paulo Mais Inclusiva vai beneficiar 2,7 milhões de pessoas com deficiência na capital

Foto 4: Prefeito Haddad e ministro Padilha descerram a placa de inauguração do CER IV M' Boi Mirim