Festas Juninas

28/06/2005 - SPIT

A origem destas festividades remonta um tempo muito antigo, anterior ao surgimento da era cristã, junho era o mês do ano em que os povos faziam rituais de evocação de fertilidade para estimular o crescimento da vegetação promover a fartura nas colheitas e trazer chuvas.

No Brasil de hoje, junho e o mês que homenageia os santos do catolicismo: Santo Antônio(13), São João(24), São Pedro e São Paulo(29), portanto as comemorações se iniciam na véspera de Santo Antônio,ou seja, no dia 12 e só terminam no dia 29.

Para comemorar este mês as pessoas se reúnem a beira de fogueiras para dançar a quadrilha. Mas, ao contrário do que se pensa, a quadrilha não surgiu nos sítios do interior do Brasil, é uma dança francesa que surgiu no final do século XVIII e tem suas raízes nas antigas contradanças inglesas. Ela foi trazida para o nosso país no início do século XIX, passando a ser dançada nos salões da corte e da aristocracia.

Esta festa se tornou  mais comum  no norte e no nordeste  brasileiro, um evento tão grande quanto o carnaval carioca. A festa de Campina Grande, na Paraíba, é um exemplo disso, atrai milhares de pessoas e disputa com Caruaru, em Pernambuco, o título de maior São João do mundo.

Talvez, seja este o motivo, pelo qual, esta festa é tão comemorada no Itaim Paulista, por ser a maioria de seus moradores oriundos ou descendentes de nordestinos. O mês é comemorado com festas nas escolas estaduais, municipais e particulares, nas associações de moradores, nas ruas, nas igrejas católicas e evangélicas.