Benefício de obras para a população

28/06/2005 - SPIT

Quando se inicia uma obra em determinada região, a primeira idéia que se tem é a de sanar um único problema. Mas, quando esta obra está em vias de conclusão ou concluída é que se vê a intensidade de benefícios herdados por seus moradores de entorno ou para quem se utiliza dela.

Um bom exemplo disso, são as obras do complexo Nélia/Mabel, que envolve a construção de uma ponte e uma passarela (sobre o córrego Itaim) ligando os bairros Jardim Mabel e Jardim Nélia e a abertura de uma nova rua a margem do córrego.A ponte deve ligar a rua Cristóvão Benites a Rua Mario Sammarco e a passarela metálica, liga a rua F a Rua Particular.

O Projeto inclui ainda a construção de três praças, a devolução melhorada de um campo de futebol, o plantio da mata ciliar (mata que serve para evitar o deslizamento das margens) e o plantio de árvores nativas da mata atlântica.

Depois de pronta, a obra deve contemplar cerca de 40 mil habitantes que residem em vários conjuntos habitacionais (CDHU) próximos as margens do córrego Itaim, além de facilitar o acesso ao transporte coletivo da Av.Itajuíbe, a utilização da UBS Jardim Nélia,  e as escolas EMEI Jd. Nélia , da CEI Jd. Nélia, CEU Parque Veredas, CEI Chácara Dona Olívia e das Escolas Estaduais Pedro Brasil Bandechi e Parque Veredas.

Em contato com a população da região, os moradores se mostram bastante entusiasmados com o efeito visual que a obra, mesmo antes de concluída esta gerando. “A área ficou mais aberta, mais limpa e menos perigosa” acrescenta uma moradora da Rua Cristóvão Benites. Um outro morador da vizinhança, afirma que estava vendendo a casa, mas agora vai aguardar o término da obra para vender por um preço maior, ou nem vender mais.

Muitas vezes, o custo de algumas obras é muito inferior ao beneficio que pode trazer a números muito elevado de pessoas, cabe a administração local, visualizar, planejar e em conjunto com seus moradores, priorizar as necessidades usando bem os recursos a ela destinado.