SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO (SIC)

O Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) recebe e registra pedidos de acesso à informação feitos por cidadãos e cidadãs aos órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP).
São admitidos pedidos feitos pelo:
*Sistema de pedido eletrônico (e-SIC),
*Presencialmente (SIC Presencial) e
*Correspondência física (cartas).  
 
1. Pedido eletrônico (e-SIC):
Instruções para seu pedido: 
 
1. Acesse o e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão). 
2. No sistema, clique em “Cadastre-se” para realizar o seu cadastro. Na própria tela de cadastro você terá sua identificação e a senha de acesso que você registrou. 
3. Acesse o sistema com seu endereço eletrônico (e-mail pessoal) e senha 
4. Clique em “Registrar Pedido” e preencha o formulário de solicitação da informação pública que você deseja.
 
Atenção: Antes de realizar o pedido de informação pública, leia atentamente as dicas para o seu registro e conheça os procedimentos que devem ser adotados para fazer sua solicitação.  
 
Orientações para o Registro de Pedidos de Acesso à informação na Cidade de São Paulo 
 
5. O e-SIC irá disponibilizar um número de protocolo que será enviado para o email cadastrado. Guarde o número do seu protocolo, pois ele é o comprovante do registro da solicitação via sistema. 
6. Para consulta das informações pertinentes ao funcionamento do e-SIC da cidade de São Paulo acesse também:  
 
Como funciona o Acesso à Informação na Cidade de São Paulo
Orientações para servidores quanto ao atendimento de Pedidos de Acesso à Informação
Lei de Acesso à Informação: Um instrumento para promover a transparência 
 
Você pode acessar o e-Sic pelo Portal da Transparência ou através do Portal SP156 e-SIC
 
2. Pedido Presencial (SIC presencial)
 
O registro do pedido de forma presencial também pode ser feito na SPTrans, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, no seguinte endereço:
 
Rua Boa Vista nº 236, 1º andar, Meio – Centro – São Paulo/SP - CEP: 01014-000
 
 
3. Correspondência Física (cartas): 
 
Todos os órgãos da Prefeitura de São Paulo poderão receber carta com pedido de informação pública em seus respectivos endereços. 
 
A correspondência deve ser enviada ao endereço: Rua Boa Vista nº 236, 8º andar fundos – Centro – São Paulo/SP - CEP: 01014-000, registrando a seguinte indicação no assunto: “Pedido de Acesso à Informação”.
 
Caberá ao servidor/operador do e-sic de cada órgão encaminhar a carta digitalizada para a OGM – Divisão de Transparência Passiva via e-mail ao endereço eletrônico transparenciapassiva@prefeitura.sp.gov.br
 
Também deve ser informado o endereço eletrônico (e-mail) ou o endereço físico para envio da resposta ao pedido de informação.  
 
 
Polos de Acesso à Informação

Também é possível realizar pedidos de acesso à informação a qualquer órgão da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), nas praças de atendimento das Subprefeituras e nas Bibliotecas Polo de Acesso à Informação
 
 
Prazo 
 
O pedido de informação será respondido em até 20 (vinte) dias, prorrogáveis por mais 10 (dez), cabendo pedido de revisão da resposta no prazo de 10 (dez) dias, contados a partir do primeiro dia útil após o registro da resposta pelo órgão.


Outros canais de relacionamento

Além do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC), a Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) oferece outros canais de relacionamento. Saiba escolher o mais adequado para a sua necessidade: 
 
  • Portal de Atendimento SP 156:
Para solicitar serviços à Prefeitura de São Paulo (tais como manutenção da rede de iluminação pública ou podas de árvores), ligue 156 ou acesse o Portal SP 156 ou ainda registre por meio do aplicativo para celular SP 156 (com versão disponível para iOS e Android). 
 
  • Ouvidoria Geral do Município: 
A Ouvidoria Geral do Município de São Paulo (OGM-SP) recebe denúncias, reclamações, sugestões e todo tipo de manifestação nos seguintes canais: 
Pelo telefone, no número 156 (opção: número 5), da Central SP 156; 
Por e-mail: ogm@prefeitura.sp.gov.br;
Para maiores informações acesse o site: Fale com a Ouvidoria 
 
  • Denúncias de assédio 
Pelo telefone: 3334-7125. Horário de Atendimento: 10h00 às 16h00, de segunda a sexta-feira, (Este canal é somente para denúncias de assédio moral e sexual). 
 
  • Denúncias de corrupção ou irregularidades: 
Você pode denunciar irregularidades ou ações ilegais por parte de funcionários da Administração Municipal, mantendo seu anonimato, caso deseje. 
Por e-mail: denunciaogm@prefeitura.sp.gov.br
Pelo site: Serviços — Portal (prefeitura.sp.gov.br)
 
Pessoalmente: Rua Dr. Falcão, nº 69 (ao lado da Estação Anhangabaú do Metrô – Linha Vermelha). 
Por carta: Rua Líbero Badaró, 293, 19º andar, Centro, São Paulo – SP – CEP: 01009- 907.  
 
Ou acesse o site do FOCCOSP: Fórum de combate a corrupção e lavagem de dinheiro: Acesse Web Denúncia Corrupção.
Acesse a bases de dados contendo todos os pedidos respondidos pela Prefeitura deSão Paulo desde a criação do e-SIC municipal, em agosto de 2012.
 
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Relatórios 
 
A Controladoria Geral do Município divulga relatórios sobre os pedidos de informação recebidos via e-SIC:
Acesse os relatórios anuais da Lei de Acesso à Informação (LAI). 
Acesse também os Relatórios de Transparência Passiva  .