Por dentro da SEL

Conheça Rosane Cristina Gomes, coordenadora da SERVIN

Quais são as competências da SERVIN? Quais tipos de projetos são analisados?
A SERVIN é responsável, basicamente, pelas análises de pedidos de uso de serviços, que incluem prédios de escritórios, corporativos, consultórios médicos, clínicas, e também de uso institucional, como hospitais, escolas, universidades, igrejas, museus, casas de espetáculo. É um universo bastante amplo.

E dentro desse universo, qual o seu trabalho como coordenadora?
O papel do coordenador é um cargo novo. O nosso trabalho é tentar uniformizar os procedimentos de análise, uniformizar as diferenças que cada unidade tem e os procedimentos, tentando dar um norte em consonância com o que a secretária planeja, em termos de funcionamento da Secretaria de Licenciamento.

Qual é a sua formação? Qual é a sua experiência aqui na Prefeitura?
Eu sou arquiteta, formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Sou funcionária pública de carreira e comecei a trabalhar na Prefeitura como estagiária, no que hoje são as Subprefeituras. Vim para a SEHAB na década de 1990 e desde este ano estou exercendo o papel de coordenadora aqui na SEL.

Desde a criação da Secretaria Municipal de Licenciamento, o que já foi feito? Quais foram os avanços da SERVIN?
Bom, a gente criou a coordenadoria do zero, desde a montagem do espaço até as divisões do trabalho. Nós preparamos um manual de análises para usos não residenciais, que já está publicado no site da Secretaria Municipal de Licenciamento. Também, fizemos checklists internos para tentar uniformizar os procedimentos de análise, que é uma de nossas preocupações, um trabalho árduo que a gente está fazendo. Temos feitos cursos semanais de capacitação dos novos funcionários. A SERVIN foi uma das coordenadorias que mais recebeu técnicos novos, que passaram no concurso do ano passado. É uma equipe em formação.

Quais são os próximos desafios da SERVIN?
Nós ainda temos muito a avançar. O principal desafio é reduzir os prazos de análise, melhorar a capacitação dos técnicos e de análise dos processos. O objetivo da SEL é fazer um serviço de qualidade, analisando com o menor prazo possível.