Por dentro da SEL

Conheça Ana Lúcia Ancona, assessora técnica do gabinete

 

Qual é o seu papel dentro da assessoria técnica do gabinete da SEL?
Meu papel é de assessorar a Secretária na implementação das ações de modernização administrativa (estruturação da SEL, informatização, simplificação de procedimentos, revisão de legislação, etc). Em especial, venho colaborando nas questões do licenciamento de Habitações de Interesse Social (HIS), incluindo propostas de mudanças de legislação (ZEIS e HIS no Plano Diretor, bem como decretos regulamentadores) e atendimento de casos. Mais recentemente, também estou envolvida com o aperfeiçoamento do Sistema de Licenciamento Eletrônico de Obras e Edificações (SLC).


E como está o SLC?
O SLC foi implantado em 2012 de forma um pouco precipitada, sem que estivesse totalmente desenvolvido e testado para abranger todas as funções de licenciamento para todos os tipos de projeto, como se pretendia. Em 2013, a SEL tomou a iniciativa de um decreto reduzindo a abrangência do SLC para que ele fosse obrigatório apenas no âmbito de competência das Subprefeituras. Mesmo assim, o SLC continua apresentando problemas e exigindo aperfeiçoamento.Considerando as potencialidades de um sistema de licenciamento eletrônico (agilidade, controle, transparência, economia de tempo/recursos dos munícipes e eliminação de funções administrativas de expediente, protocolo, tramitação de papéis, etc), a Secretária Paula aceitou a tarefa de se envolver mais diretamente no aperfeiçoamento do SLC, mediante inovações no modelo de gestão do sistema, competências, fluxo do pedido, fornecimento das informações urbanísticas, etc. É um desafio grande, que também está exigindo muita dedicação da minha parte.

Qual é a sua formação? Qual é a sua experiência aqui na Prefeitura?
Eu sou arquiteta. Minhas áreas de atuação são o planejamento urbano e as políticas públicas de habitação e meio ambiente.