Secretaria promove estímulo à leitura em estações do Metrô

As visitas são feitas em parceria com o Metrô de São Paulo

 

Com o objetivo de estimular o prazer pela leitura dos jovens usuários dos serviços da rede socioassistencial, a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Coordenadoria de Gestão de Pessoas, promove quinzenalmente visitas de crianças e adolescentes para conhecer as bibliotecas "Embarque na Leitura", instaladas na rede metroviária paulista em parceria com empresas privadas. As bibliotecas são uma iniciativa do projeto Ler é Saber do Instituto Brasil Leitor, organização voltada para a criação e gestão de projetos de estímulo à leitura e à educação.
 
Durante o passeio os jovens podem acompanhar atividades teatrais, palestras e oficinas, além de ter acesso ao acervo de livros que contemplam os mais diversos estilos literários: literatura brasileira, auto-ajuda, best-seller, infanto-juvenil, filosofia, religião, ciências sociais, lingüística, artes e história, entre outros.
As visitas são feitas em parceria com o Metrô de São Paulo, que libera as passagens de uma estação a outra onde ocorrem as oficinas. O objetivo é proporcionar a troca de experiências, considerando-se que a leitura de cada livro é uma viagem ao entretenimento e ao conhecimento.
A primeira biblioteca "Embarque na Leitura" foi inaugurada em setembro de 2004 na estação Paraíso. Hoje o projeto também está presente nas estações Tatuapé, Luz, Largo Treze e Santa Cecília. No total, são mais de 20 mil livros disponíveis, que já foram emprestados 393 mil vezes aos usuários. Entre os títulos mais retirados estão Fortaleza Digital e Anjos e Demônios, de Dan Brown, e O Caçador de Pipas, de Khaled Hosseini.
Serviço
As bibliotecas são abertas ao público e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h. Para se inscrever, os interessados devem apresentar documento de identidade e CPF (original e cópia), juntamente com uma foto 3x4. Também é necessário levar o comprovante de residência (original e cópia). Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Os leitores são cadastrados e recebem uma carteirinha de identificação com foto e código de barra para fazer os empréstimos, tudo gratuitamente.
Texto: Fernando Bassoli Bonadirman