Cras Casa Verde é inaugurado

Equipamento que dá assistência e orientação imediata ganha sede própria na Zona Norte

 

No bairro da Casa Verde, zona norte paulistana, a Secretaria Municipal de Assistência Social inaugurou mais uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social, o Cras, onde munícipes em vulnerabilidade social e crianças e mulheres vítimas de violência doméstica recebem atendimento imediato e orientação. Equipes técnicas garantem que esse atendimento seja 24 horas, através de plantões nos finais de semana e à noite. O endereço é avenida Imirim, 4238, telefones: 3983-2783/3983-2983/3983-3035.
 
Essa unidade tem área útil de 712 m² com capacidade para atender cerca de cinco mil pessoas por mês. Possui sala de espera com TV, brinquedoteca, duas salas para atendimento individual,  sala para reunião com grupos de famílias, auditório para 40 usuários,  fraldário, oito banheiros - um para deficientes - e estacionamento com uma vaga para deficiente.
 
É o quinto Cras que ganha sede própria, já que este ano estavam sediados nas subprefeituras. A descentralização segue a política do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A área que será atendida corresponde a três distritos: Casa Verde, Limão e Cachoeirinha. O censo de 2000 contabilizou 313.323 habitantes distribuídos em 26,7 Km², sendo o distrito de Cachoeirinha, o mais numeroso com 147.649 habitantes. Segundo dados de 2004, da Fundação SEADE, a população da região em situação de Alta e Muito Alta Vulnerabilidade Social corresponde a 34.614 habitantes e divididas em 8.561 famílias. E ainda este mês, no dia 23, a zona norte ganha outro Cras, desta vez, na Vila Maria. Ao todo são 31 unidades distribuídas na metrópole paulista.