Secretaria inaugura Cras Vila Maria, o sexto com prédio próprio da Cidade

A iniciativa faz parte das metas previstas na Agenda 2012, programa elaborado pela Prefeitura

 

A Secretaria Municipal de Assistência Social  inaugurou na quarta-feira, dia 23, a nova sede do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Vila Maria, na praça Santo Eduardo, 162, Zona Norte. A unidade é a sexta de São Paulo a ganhar prédio próprio.

Para o prefeito, a construção das sedes próprias deve ser estendida a toda a Cidade. “É uma melhora extraordinária no atendimento dos CRAS, que agora chega à Vila Maria. Até o final da gestão, queremos fazer o mesmo em todas as 31 subprefeituras”, disse.

O prédio do CRAS Vila Maria tem área útil de 400 m2, com capacidade para atender cerca de 4.500 pessoas por mês. A unidade tem sala de espera com TV, brinquedoteca, duas salas para atendimento individual, duas salas para reunião com grupos de família e fraldário.

Uma equipe multidisciplinar formada por 34 funcionários - entre eles, assistentes sociais e psicólogos- atende famílias em vulnerabilidade social. Cuida ainda de pedidos de moradia, cesta básica e emprego e da inclusão em programas sociais. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira,das 8h às 18h.

O CRAS Vila Maria está em uma região com aproximadamente 300 mil habitantes, de acordo com o censo 2000. Destes, ainda de acordo com o documento, quase 10% - 27 mil pessoas - estavam em situação de vulnerabilidade social.

 

31 CRAS GANHARÃO SEDE PRÓPRIA

 

Os CRAS foram criados há cinco anos e funcionam dentro de cada uma das 31 subprefeituras.

Para proporcionar melhor atendimento, a Secretaria Municipal de Assistência  Social está instalando unidades próprias desses equipamentos.

“Estamos retirando os CRAS de instalações acanhadas, dentro das subprefeituras, para casas próprias, onde aqueles que buscam auxílio são recebidos com dignidade”, explica a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social e vice-prefeita de São Paulo.

A iniciativa faz parte das metas previstas na Agenda 2012, programa elaborado pela Prefeitura.