Secretaria inaugura CRAS de São Mateus

Equipamento é o nono com sede descentralizada e tem capacidade para atender 6 mil pessoas por mês

 

 O prefeito  de São Paulo e a vice-prefeita e secretária de Assistência Social inauguraram na última 3ª feira (19/01), mais um Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, desta vez no bairro de São Mateus, Zona Leste da cidade.

O equipamento atende cidadãos em situação de vulnerabilidade social e extrema pobreza, recebendo pedidos de moradia, cesta básica e emprego, além de providenciar a inclusão nos programas de transferência de renda municipais, estaduais e federais. A capacidade de atendimento é de 6.100 pessoas por mês.

 “Uma nova era se inicia na Assistência Social. Quem tem direitos na rede pública, será atendido. E com dignidade”, afirmou a secretária. O prefeito deixou clara a sua satisfação em inaugurar mais uma unidade própria do CRAS, a nona desde abril de 2009. “Estamos cada vez mais avançados no que diz respeito ao serviço social da cidade”, disse ele.

Após a cerimônia as autoridades foram conferir a exposição do trabalho dos jovens do curso de mecânica do CEDESP Henry Ford e do artesanato da organização São Rafael, ambos parceiros da SMADS.

 A região atendida possui uma população superior a 380 mil habitantes, em três distritos: São Mateus, Iguatemi e São Rafael. Segundo o censo realizado em 2000, cerca de 20% dessa população se encontra em situação de alta vulnerabilidade social.

 O CRAS São Mateus fica na avenida Claudio Augusto Fernandes, 182. O horário de atendimento é das 8h às 18h.

 Todos os 31 CRAS ganharão sede própria

Os CRAS foram criados há seis anos e, desde então, funcionavam no interior das subprefeituras da Capital. Para aprimorar o atendimento à população, a Secretaria está instalando unidades descentralizadas desses equipamentos, adequadas e integradas ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

 A iniciativa faz parte das metas previstas na Agenda 2012, programa elaborado pela Prefeitura.