Inaugurado o Espaço de Convivência Jardim da Vida II

O novo espaço de convivência segue o padrão da primeira unidade - em formato de tenda - e oferece atividades culturais e de artesanato para moradores de rua. O equipamento dispõe de educadores e assistentes sociais e atende cerca de 300 pessoas por dia.

O prefeito de São Paulo e a vice-prefeita e secretária Municipal de Assistência Social inauguraram na última quinta-feira (18), o Espaço de Convivência Jardim da Vida II - Dom Luciano Mendes de Almeida, no Parque Dom Pedro, região central da cidade. O evento contou com a presença de autoridades e religiosos ligados à população em situação de rua.
 

O prefeito mostrou disposição e afirmou que outros equipamentos serão construídos: “Eu fico muito feliz de estarmos ampliando este equipamento, um projeto que deu certo e, em breve, outras regiões da cidade terão esta instalação consolidada”.

Para a vice-prefeita e Secretária Municipal de Assistência Social a criação do anexo faz parte do projeto de ampliação dos espaços de convivência na cidade. “Esta inauguração se faz por absoluta necessidade. Já inauguramos a tenda Dom Luciano Jardim da Vida I e o sucesso dela é tão grande que nós fomos docemente forçados a duplicar o trabalho”. O Cardeal Dom Odilo Scherer vê a tenda como uma casa: “Espero que essa segunda tenda possa ajudar muitas pessoas a encontrar o seu lugar definitivo na vida e na sociedade”.
 

O Espaço de Convivência Jardim da Vida I - Dom Luciano Mendes de Almeida, que inspirou o modelo, foi criado no ano passado para funcionar como porta de entrada aos moradores em situação de rua que se recusam a ir aos Centros de Acolhida. O equipamento dispõe de educadores e assistentes sociais e atende cerca de 300 pessoas, das 8h às 20h, todos os dias da semana. 
 

A nova tenda ocupa uma área de 320 metros quadrados e foi construída a fim de proporcionar atividades culturais e de artesanato aos usuários. Conta com um jardim para passeio e mesas de concreto com tabuleiros de jogos, além de disponibilizar banheiros de alvenaria com chuveiros, inclusive para pessoas com deficiência.
 

Texto: Fernando Bassoli Bonadirman / Rafael de Barros Gaspar