No desfile das campeãs, Assistência Social realizou mais uma ação da Campanha Contra Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Após o sucesso do bloco pré-carnavalesco que percorreu o Centro Antigo, manifestação foi ao Sambódromo para conscientizar os foliões

Em mais uma ação da Campanha Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes promovida pela Secretaria de Assistência Social, uma equipe de 50 funcionários da SMADS percorreu o Sambódromo paulistano durante o desfile das escolas de samba campeãs do Grupo Especial, para uma grande distribuição de itens tipicamente carnavalescos como abanadores, fitas de punho e cartazes relacionados ao tema da campanha.

A aceitação por parte do público foi muito positiva:“As pessoas não só elogiavam, como se interessavam pela campanha ao receber algum dos itens. Além de ler o conteúdo do material, a maioria dos pais fazia questão de mostrar aos filhos ”, conta a psicóloga Emily Minami, uma das voluntárias da equipe.

No último dia 10 de fevereiro, a Secretaria promoveu um bloco carnavalesco pelas ruas do Centro Antigo que reuniu cerca de mil pessoas, além de ritmistas da escola de samba Vai-Vai e personalidades do mundo das artes, como o maestro João Carlos Martins e o ator Marcos Frota.

Todo esse trabalho vem sendo desenvolvido pela SMADS, em parceria com a Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência, Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o CMESCA, com o apoio de diversas organizações. Para a secretária da pasta, a concentração em torno da questão é grande e várias atividades devem ser desenvolvidas “Considero esse tipo de exploração a pior chaga da humanidade. Esta comissão faz com que o combate pela causa seja permanente.

Estamos pensando a cada instante e trabalhando em torno de ações diferenciadas, que conscientizem a população, inclusive em situações tão pertinentes, como o Carnaval. Teremos mais atividades ao longo do ano”, afirma.