Aberto o CRAS Aricanduva

Zona leste paulistana ganha mais uma unidade do equipamento: a quinta com sede própria.

O prefeito de São Paulo e a vice-prefeita e secretária de Assistência Social inauguraram na manhã de 22 de fevereiro a unidade Aricanduva, do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Além de ser a quinta na Zona Leste, é também a 12ª unidade a ganhar sede própria, adequada e integrada ao Sistema Único de Assistência Social Sistema (SUAS).
Este CRAS vai atuar numa área de 22,18 quilômetros, dividida em três distritos - Aricanduva, Carrão e Vila Formosa - e com população de 267 mil habitantes. Desses, 5% se encontram em situação de vulnerabilidade social, segundo censo do IBGE de 2000.

De acordo com o prefeito, a cada CRAS inaugurado vai se consolidando a sensação de dever cumprido: “O foco é melhorar a vida dessas pessoas, das que mais precisam do apoio do poder público”, disse. “No que diz respeito às políticas públicas de assistência social, continuamos nosso dever de melhorar e ampliar o número de equipamentos”, acrescentou ele, ao lado do subprefeito, vereadores e deputados.

Em seu discurso, a secretária da pasta fez questão de frisar que o local é um templo de apoio à família: “Este é mais um espaço de prontidão para que ela não se desestruture e para que nenhum de seus membros tenha a necessidade de buscar a sobrevivência nas ruas”, afirmou ela.

A nova unidade conta com uma área 502 metros quadrados com capacidade para atender 6 mil famílias por mês. O prédio possui salas de atendimento individual e de entrevistas, fraldário, sala de reunião para grupos e famílias, banheiro para deficientes, além de área lúdica para crianças.

Unidades Próprias
De abril de 2009 até agora, foram inauguradas as unidades de Freguesia do Ó, Santo Amaro, Jaçanã, Mooca, Casa Verde, Vila Maria, Guaianases, Perus, São Mateus, Vila Prudente e Santana. A iniciativa faz parte das metas previstas na Agenda 2012, programa elaborado pela Prefeitura.

O CRAS Aricanduva funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, na rua Salvador do Valle, nº 341, no bairro de Vila Formosa, na Zona Leste

Texto: Elaine Abreu Pereira