SMADS faz ação no entorno da Arena Corinthians no enfrentamento ao trabalho infantil e à violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes

Texto: Beatrix Bortolai e Lucas Pinho

Na tarde desta quinta-feira (26), a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), junto ao Comitê de Proteção Integral da Criança e do Adolescente para os megaeventos de São Paulo (coordenado pelo COMDECA e CMDCA), mais uma vez realizou a distribuição de pulseiras de identificação às crianças e adolescentes, na Arena Corinthians.

As ações são feitas em dias de jogos, no entorno da Arena Corinthians, em Itaquera. Sendo assim, 50 mil pulseiras confeccionadas pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) foram disponibilizadas para agentes de proteção do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) na cidade, nelas, há campos para que sejam inseridos o nome da criança, do responsável e seu telefone para contato. O objetivo é facilitar a identificação das crianças que se perdem dos responsáveis durante a exibição dos jogos. Além do estádio, as pulseiras são entregues em quatro Fan Fest´s da cidade, (Anhangabaú, Perus, Campo Limpo e São Miguel Paulista), e também em locais de concentração dos jogos.

Assim como muitos pais, Ana Paula, mãe de Gabriel, de seis anos, elogiou a iniciativa e acha ótima a idéia para eventos com grande número de pessoas. “Achei incrível a ação, e me sinto muito mais segura agora que meu filho está com a pulseira”, disse.

Segundo a técnica especialista em assistência e desenvolvimento social, Fabiana Gouveia, a iniciativa deve permanecer nos próximos jogos. “A proposta foi muito bem aceita, até mesmo pelos estrangeiros. Quando as pessoas descobriam o objetivo das pulseiras, não havia recusa”, concluiu.

Outras Ações

Nos 32 dias do evento, o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), estabelecem um plantão integrado num espaço constituído de acordo com o Guia de Orientação da Secretaria Nacional de Direitos Humanos. O local funciona, no CMDCA, localizado na Rua Líbero Badaró, 119, 2º andar,na região central, com uma equipe de profissionais do Sistema de Garantia de Direitos, aberto das 12 às 22hs.

Além disso, foram criados dois espaços de convivência, na Bela Vista e na Vila Progresso, instalados para atendimento e encaminhamento de crianças e adolescentes em situação de violação de diretos ou na eminência de violência, compostos por profissionais do Sistema de Garantia de Direitos, tendo a participação de educadores sociais, oficineiros, voluntários e equipe técnica.