Zona Norte ganhará dois novos Centros de Acolhida para pessoas em situação de rua

A Zona Norte da cidade de São Paulo ganhará dois novos Centros de Acolhida para pessoas em situação de rua em um complexo de atendimento multidisciplinar. Os novos equipamentos contarão com 400 vagas no total, com 200 leitos em cada espaço e ficarão na avenida Zaki Narchi, 600, onde já opera um espaço semelhante com 500 vagas.

O local, que antes servia como um galpão de equipamentos foi reformado para receber acolhimento de pessoas em situação de risco enviadas pelos serviços de abordagem da SMADS.

Desde o ano passado, quando foi aberto em caráter emergencial durante a Operação Baixas Temperaturas, o local funciona como um importante espaço de acolhimento para as pessoas que tinham dificuldade para se fixar em serviços de acolhimento com regras mais estruturadas.

O Centro de Acolhida Zaki Narchi 1, que funciona entre 16h e 8h, oferece alimentação e um kit que atende às necessidades de higiene dos usuários do serviço. O objetivo, com a inauguração dos novos equipamentos, é que depois que os usuários cadastrados sejam acompanhados por algum tempo, sejam encaminhados ao Centro de Acolhida Zaki Narchi 2, que funciona 24horas, contará com atendimento psicossocial, grupos de apoio, atividades socioeducativas, cursos e oportunidades de qualificação e vivência de regras.

Quando estiverem trabalhando formalmente, os atendidos serão encaminhados ao Centro de Acolhida Zaki Narchi 3, onde o convivente já caminha para um processo de autonomia. Esse centro, com 16 horas de funcionamento, também oferecerá atendimento psicossocial e atividades socioeducativas.