São Paulo recebe Mundial de Futebol de Rua

Texto: Christian Koenenkamp

Na última quinta-feira (03/07), no Museu do Futebol, em São Paulo, foi realizada a abertura do Mundial de Futebol de Rua. O evento, organizado pelo Movimiento de Fútbol Callejero, conta também com o apoio da Prefeitura e da iniciativa privada.

Além do prefeito Fernando Haddad, também estiveram presentes na abertura a vice-prefeita e coordenadora da SPCopa, Nádia Campeão, os secretários municipais Luciana Temer (Assistência Social), Rogério Sottili (Direitos Humanos e Cidadania) e Leonardo Barchini (Relações Internacionais e Federativas).

O fútbol callejero (futebol de rua em espanhol) foi desenvolvido pelo ex-jogador Fabián Ferraro em uma favela de Moreno, na província de Buenos Aires (Argentina), com o objetivo de mediar conflitos entre gangues rivais a partir do resgate de valores como participação, cooperação e solidariedade.

O futebol de rua é jogado por equipes compostas por homens e mulheres, não há arbitro e as regras são definidas pelos participantes. O jogo acontece em três tempos, no primeiro tempo são definidas as regras, no segundo tempo acontece a partida e na terceira etapa um mediador avalia com os jogadores se as regras estabelecidas foram cumpridas.

Participam da competição 300 jovens de delegações de 20 países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Catalunha, Estados Unidos, Filipinas, Gana, Guatemala, Israel, Panamá, Paraguai, Peru, Serra Leoa e Uruguai. As delegações estão instaladas em sete Centros Educacionais Unificados (CEUs) na periferia e participam de atividades culturais para se integrar à comunidade.

No dia 12, na grande arena da Avenida Ipiranga, acontecerão os jogos da semi-final e final. Antes dos jogos decisivos, as outras 24 seleções farão partidas de exibição entre si. Shows de música com artistas periféricos e consagrados completam a festa.

Para mais informações, acesse: http://www.mundialfutebolderua.org/