ESPASO realiza o seminário "Contextualizando o uso abusivo de drogas no município de São Paulo"

O Espaço Público do Aprender Social (ESPASO) finalizou no último dia 1º de dezembro, com a realização da quarta turma, o seminário "Contextualizando o uso abusivo de drogas no município de São Paulo".

Direcionado aos profissionais da rede socioassistencial da Proteção Especial, o seminário contou com a participação de cerca de 1120 pessoas em suas quatro turmas, que discutiram, sob a perspectiva dos mitos e fatos, a importância da compreensão sobre o ciclo vital, o papel da família, classificação das drogas, os estigmas em relação à questão da dependência, assim como visualizaram dados epidemiológicos, contextos e padrões de uso e as estratégias de redução de danos.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o ESPASO e a Universidade Federal do Estado de São Paulo (UNIFESP) e é vinculada ao Programa Crack É Possível Vencer. Os encontros aconteceram nas dependências da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

Segundo a coordenadora do ESPASO, Denise de Freitas Silva, a iniciativa é um passo muito importante no enfrentamento dos desafios atuais. “Esta parceria promissora entre SMADS e UNIFESP retrata o reconhecimento do profissional no debate e intervenção junto à população que apresenta uso abusivo de drogas”, finalizou.