Centro de Referência presta atendimento ao imigrante

O equipamento atende em média, 1300 pessoas por mês

 

Conhecida como a terra das oportunidades, São Paulo recebe diariamente milhares de pessoas que saem de suas cidades em busca de empregos e de uma qualidade de vida melhor. Para atender as necessidades dessa população, a Secretaria Municipal de Assistência Social, mantém, desde 2003, o Centro de Referência do Migrante e Adulto em Situação de Rua (CRM).


Localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, o equipamento, em parceria com a Coordenação Regional das Obras de Promoção Humana (CROPH), atende, em média, 1300 pessoas por mês. O espaço conta com cinco assistentes sociais que orientam os usuários sobre os mais diferentes serviços: saúde, assistência social, órgão de defesa do consumidor, documentação e defesa de direitos, entre outros. Dependendo do caso, se for comprovado que a pessoa se encontra em situação de risco e vulnerabilidade social, são oferecidos benefícios como albergues (desde que haja vaga), banho, alimentação e passes de ônibus e metrô.

“Cheguei a São Paulo e não tinha onde ficar. Procurei o serviço da Prefeitura e fui encaminhado para o Albergue Vivenda. Só tenho a agradecer” declarou Alexandro Leite, que veio da Paraíba em busca de emprego.

Este serviço, na capital da paulistana, só existe no Terminal Rodoviário Tietê, mas, por outro lado, atende as demandas do Terminal Barra Funda e Jabaquara. O maior número de atendidos se concentra na população moradora de São Paulo, interior paulista e região Sudeste, na faixa etária dos 26 a 40 anos.

 

 

Local: Terminal Rodoviário Tietê

Das 7:00h às 22:00h, diariamente e ininterruptamente.

Av. Cruzeiro do Sul, 1800

Telefone: (11) 2251-1138