CREAS Vila Maria/Vila Guilherme promove caminhada de mobilização contra o abuso e exploração sexual

 

Texto: Rafael Santos

O Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (SMS/MA) e o Centro de Referência Especializado em Assistência e Desenvolvimento Social (CREAS) Vila Maria/Vila Guilherme realizam, no próximo dia 15 de maio, a “Caminhada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes”.

A caminhada servirá para chamar a atenção das famílias e da comunidade local, fornecendo informações e conceitos de violência e exploração sexual e viabilizar o acesso aos serviços de apoio a famílias com adolescentes vítimas de abuso sexual. O evento, inclusive, será uma mobilização para a população participar do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual, em 18 de maio.

A caminhada começa às 14h e sai da Praça Santo Eduardo até a Praça Novo Mundo. Durante o ato, serão distribuídos panfletos informativos, flores artesanais – feitas com materiais recicláveis - e colagem de cartazes com as informações sobre a mobilização nacional.

História – O dia 18 de maio de 1973 ficou marcado pelo “Crime Aracelli”, uma garota de oito anos que foi sequestrada, estuprada e morta em Vitória, no Espírito Santo. Seu corpo foi encontrado corroído e desfigurado seis dias após o desaparecimento atrás do Hospital Infantil de Vitória, mas os responsáveis nunca foram punidos.