Cras Penha participa da 17ª Semana Nacional de Políticas sobre Drogas

Foto: Wagner Origenes


Por Vinícius Dominichelli

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Penha foi um dos equipamentos da Prefeitura de São Paulo escolhidos para participar da 17ª edição da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas. Na tarde de segunda-feira (22) uma comitiva formada pelos ministérios da Justiça, Saúde e Desenvolvimento Social visitou o equipamento junto com a secretária Luciana Temer.

Eles acompanharam a 6ª sessão regular, do total de sete, do Programa Fortalecendo Famílias, que tem como principal objetivo fortalecer os vínculos familiares e o desenvolvimento de habilidades sociais propiciando uma relação saudável entre os familiares visando afastar os jovens de condutas de risco. Essas famílias, no total de sete, são moradoras dos distritos de Cangaíba e da Penha.

“É um projeto muito importante e acreditamos muito nesse processo. Parece ser fácil criar um filho, mas sabemos muito bem que não é tão simples assim. Muitas mudanças na vida das pessoas são observadas quando a família aprende junto”, afirma a secretária Luciana Temer.

Também visitaram o CRAS o Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Vitore André Zílio Maximiano (SENAD/MJ), o Coordenador Nacional de Saúde Mental, Roberto Tykanori (MS), e o assessor do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Jarbas Antonio Ferreira.

“A nossa ideia é buscar iniciativas e boas experiências de fortalecimento de vínculos familiares. Essa experiência já foi realizada em outros países e sempre foi bem sucedida”, destaca Vitore André Zílio Maximiano.

Uma das beneficiárias do programa, Lúcia Helena da Silva, tem dez filhos e já notou diferenças positivas no relacionamento familiar no lar. “Um dos meus filhos é adolescente e muito inteligente e tenho medo que se envolva com drogas. O Programa Fortalecendo Famílias me mostrou que ele não quer se envolver com isso. Os pais deveriam se aproximar cada vez mais dos filhos”, conta.

Programa

O Programa Fortalecendo Famílias (PFF) visa a prevenção de comportamentos de riscos para famílias com jovens de 10 a 14 anos, incluindo o abuso de álcool e outras drogas. Utiliza como estratégia principal técnicas para o fortalecimento dos vínculos familiares.

Ele visa desenvolver habilidades de vida que promovam uma melhor convivência social e em família, fornecendo condições favoráveis para o desenvolvimento dos jovens.

O PFF é composto por sete encontros que acontecem semanalmente. Logo, cada edição do programa dura aproximadamente dois meses. E as famílias são acompanhadas após o término do programa por quatro encontros mensais.