Espaço de Convivência “Jardim da Vida” I completa um ano

O Espaço de Convivência “Jardim da Vida” Dom Luciano Mendes de Almeida I está completando um ano de funcionamento e para comemorar a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMADS) e a Associação Aliança de Misericórdia no Brasil promoveram uma grande festa no último dia 30 de julho.
O evento teve inicio com uma missa celebrada pelo Padre Marco Paolo Lucca, da Casa Paroquial da Pontifícia Universidade Católica (PUC), seguida de gincana, oficina e exposição de artesanato, ao som do DJ Calvário. Desde sua inauguração o equipamento realizou aproximadamente 71 mil atendimentos, que resultaram em 3175 encaminhamentos, dos quais 240 foram inseridos no mercado de trabalho, 1596 utilizaram os serviços socioassistenciais, 331 conduzidos aos cuidados de Saúde, 212 pessoas tiveram acompanhamento social e 364 saíram da situação de rua.
Este formato inédito foi idealizado pela SMADS para suprir a falta de um atendimento durante o dia à população em situação de rua, além de funcionar como primeiro estágio entre a rua e os Centros de Acolhida. “Neste espaço eles têm acesso a direitos básicos, com regras mais flexíveis, e o principal, um maior contato com educadores e assistente sociais, o que aumenta neles a vontade de reestruturar suas vidas”, disse a vice-prefeita e secretária da Assistência Social.
De acordo com o coordenador do espaço, Felipe Faria de Paula, além de comemorar o primeiro aniversário do equipamento, o objetivo do evento é familiarizar e unir funcionários e usuários. “Queremos promover um dia diferente e, desta forma, ganhar a confiança e intimidade de todas as pessoas que passam por aqui”.
 

SUPERAÇÃO
O trabalho realizado na Tenda vem produzindo bons resultados, que podem ser comprovados através de comoventes histórias de superação. É o caso, por exemplo, de E. (23 anos) e C. (18) que moravam na rua. Conheceram-se no espaço, conquistaram emprego e hoje moram juntos.
Em situação diferente, M. (48), que foi morar nas ruas de São Paulo com os seis filhos após perder sua casa em uma enchente, começou a frequentar o local, foi encaminhada com a sua família para o Centro de Acolhida São Camilo e inscrita em programas de transferência de renda. Atualmente empregada, reside em uma casa alugada no bairro de Franco da Rocha.
 

NOVOS ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA
Como parte da expansão deste trabalho, além do Jardim da Vida II, aberto em 18 de fevereiro, também no Parque Dom Pedro II, foi inaugurado no dia cinco de agosto o Espaço de Convivência Santa Cecília, onde os usuários terão à disposição nove banheiros com chuveiro, sendo um adaptado para deficientes, seis lavabos, barbearia e cabeleireiro, bem como uma oficina de recuperação de roupas. Além deste, em breve serão entregues mais dois espaços similares nos bairros da Mooca e da Bela Vista.