Seminário debate política de atendimento às mulheres em situação de violência de gênero

Texto: Fernando Bassoli Bonadirman

Buscando uniformizar e aprimorar o atendimento às mulheres em situação de violência de gênero, as secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e de Políticas Para as Mulheres (SMPM) realizaram quinta-feira (4), nas dependências da UNIBES Cultural, um seminário sobre a Política Municipal de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência de Gênero.


Direcionado aos servidores das pastas envolvidas, o encontro reuniu cerca de 120 pessoas e foi aberto com a participação das secretárias Luciana Temer e Denise Motta Dau, que assinaram no mês de dezembro um Termo de Cooperação para finalizar a implementação dessa política uniforme.

Segundo a secretária Luciana Temer, desde o inicio dessa gestão foram identificadas algumas questões para serem acertadas entre as secretarias. “Existe uma interface muito grande entre as secretarias, mas isso acaba muitas vezes gerando um conflito de atuação. São esses equívocos de atuação que nós buscamos identificar e sanar nos unindo por uma única causa: cuidar das mulheres”, disse.

Após a abertura, os participantes foram divididos em grupos acompanhados por duas facilitadoras, sendo uma da SMADS e outra da SMPM, para debateram a política de atendimento às mulheres e o que pode ser qualificado.

“A construção do Termo de Cooperação resulta de um esforço conjunto das equipes das duas secretarias na luta para dar uniformidade à política municipal de atendimento às mulheres. A aproximação das equipes técnicas vai garantir mais agilidade nos encaminhamentos e resolutividade às demandas que as mulheres trazem”, afirmou a secretária Denise Motta Dau.