Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas visita unidade móvel de atendimento a dependentes químicos no M’Boi Mirim

Foto: Wagner Origenes

Por Fernando Bassoli Bonadirman

Acompanhado pela secretária Luciana Temer, o secretário Nacional de Políticas sobre Drogas, Luiz Guilherme Mendes de Paiva, esteve na manhã desta sexta-feira, na unidade móvel do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) IV no M’Boi Mirim, instalada na Rua Antonio de Sena, 82.

A região é uma das seis onde foram identificadas cenas de uso que mereciam uma intervenção e um cuidado maior do poder público. Lá, profissionais da Assistência Social e Saúde atuam realizando abordagens e criando vínculos com os dependentes químicos que se concentram em sua grande maioria dentro e nos arredores do cemitério São Luiz.

Segundo a gerente do serviço, Silvia Marques dos Reis, a procura pelo serviço tem sido maior a cada dia. “Muitos ficam sabendo pelos orientadores que fazem a oferta, mas também há o boca a boca entre os dependentes. Cerca de 80% das pessoas que atendemos acabam aceitando algum encaminhamento, seja para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Assistência Médica Ambulatorial (AMAs), regularização de documentação, e até mesmo para os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)”, disse.

O primeiro objetivo é realizar um diagnóstico da situação em cada cena de uso, para delimitar as alternativas de atendimento mais adequadas aos dependentes da área.

Ana Lucia da Silva (21), mãe de dois filhos, e atendida pelo serviço desde novembro de 2015 relata a importância da diversificação do atendimento a dependentes. “Sou usuária de cocaína e já passei por outros serviços, mas não gostei. Aqui eu sou livre e consigo direcionar a minha atenção aos meus filhos e esquecer das drogas”.

A implantação desta modalidade de atendimento foi financiada com recursos da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (SENAD), por meio de um convênio firmado entre a SMADS e a SENAD.

“O projeto surgiu de uma ideia de se permitir abordagens mais especificas em locais de cenas de uso. Essa experiência e o sucesso da parceria nos ajuda na validação de um modelo perante a comunidade”, finaliza o secretário Luiz Guilherme Mendes de Paiva.

As unidades móveis funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, nas seguintes regiões:

Cidade Tiradentes: Estrada do Iguatemi, s/n
Lapa: Rua Manuel Bandeira, 145
M’Boi Mirim: Rua Antonio de Sena, 82
Santana: Praça dos Maçons
Santo Amaro: Praça Décio Cinelli
Vila Mariana: Avenida Jabaquara, 204