Moradores em situação de rua participam de oficina de panificação no Núcleo Prates

Foto: Wagner Origenes

Por Ligia Taddeo

Farinha, óleo, manteiga, leite e ovos. Com ingredientes como esses um grupo de moradores em situação de rua coloca a mão na massa as terças e quintas-feiras no Núcleo de Convivência Prates, durante a oficina “Padaria Prates”. A iniciativa tem como objetivo capacitar os conviventes nas práticas de panificação e reinseri-los no mercado de trabalho.

Segundo a educadora da capacitação, Miriam Andrade, muitos começam sem saber as noções básicas de panificação, mas no decorrer das aulas aprendem e se tornam capazes de reproduzir todas as receitas sozinhos. “É gratificante ver como os alunos são interessados e dedicados”, ressalta.

José Bezerra já concluiu o curso, mas frequenta as aulas oferecendo ajuda à educadora e aos novos alunos. “Sou de Recife e vim para São Paulo procurar emprego, mas infelizmente não deu certo e parei nas ruas. Atualmente estou acolhido no Centro de Acolhida Barra Funda e fiquei animado quando soube do curso. Resolvi participar das aulas para adquirir mais conhecimento e arrumar um emprego na área”,disse.

Após o término de cada aula, 10% do trabalho produzido é consumido pelos próprios alunos. O restante é congelado para ser servido aos conviventes durante outras atividades e eventos comemorativos.

“Todo final de mês os formandos da oficina fazem um bolo em comemoração aos aniversariantes do mês. É incrível ver que a alegria maior é de quem fez o bolo, porque é nessa hora que eles percebem como adocicam a vida de outras pessoas”, completa a gerente do Núcleo, Aline Cristina de Mello.

A única condicionalidade para participar é estar em situação de rua. Conhece alguém com esse perfil que gostaria de participar? Você pode obter mais informações por email nucleo.prates@saecsp.org.br ou pelo telefone 2364-8400.